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5 dicas para se comunicar melhor no ambiente de trabalho

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Estabeleça uma ligação com as pessoas. Pare por um instante, olhe nos olhos, faça com que o outro entenda que aquele momento está sendo dedicado a ele, procure também adaptar aquilo que fala ao estilo do interlocutor, isto faz com que as pessoas se sintam seguras, valorizadas e consequentemente mais dispostas a ouvir o que você tem para falar.

Procure olhar com os olhos do outro. Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. É preciso lembrar que quando mandamos nossa mensagem, a outra pessoa vai receber e interpretar, baseada principalmente em suas próprias experiências, gerando assim a própria percepção daquilo que é dito fazendo com que reaja de determinada maneira.

Saiba o momento certo de dizer as coisas. Ter este tipo de percepção é fundamental para atingir seus objetivos de comunicação. Não basta somente perceber a si mesmo, adequar tom de voz, gestos e ter todos os cuidados do mundo se o momento não for ideal. Falar na hora errada, acaba fechando os canais de comunicação, fazendo com que a outra pessoa não tenha disposição para escutar.

Escolha as palavras com cuidado. Em alguns momentos, na tentativa de falar o que precisa ser dito, as pessoas se esquecem de escolher as melhores palavras para adequar seu discurso e causar maior impacto, caindo assim em armadilhas que levam a percepções e reações negativas. Cuidar com as palavras é tão importante quanto cuidar com seu tom de voz, gestos e analise do melhor momento.

Controle seu tom de voz. O ritmo da fala, o timbre, o tom e até mesmo o volume da voz, podem passar uma imagem equivocada daquilo que se quer falar. Quando uma pessoa fala muito rápido, por exemplo, podemos achar que ela está um tanto nervosa ou até mesmo impaciente, ao passo que falar muito alto pode dar um tom de agressividade e falar muito baixo transmite insegurança dependendo do ambiente.

Fonte: Administradores


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