Blog

5 ideias empreendedoras para a Internet das Coisas

Compartilhe

A internet das coisas promete conectar ainda mais um mundo já conectado pelas redes sociais e aplicativos móveis. Pensamos em como tudo estará daqui a uns anos, o que esperar da internet e das diversas maravilhas que estarão disponíveis?

A roupa que vestimos, os sapatos que usamos, os acessórios, o relógio e a pulseira. Tudo vai vir conectado. As “coisas” vão conversar entre si e vão entender como cada um é e passar as informações.

Imagine nunca mais perder a chave do carro pois a mesma será um dispositivo “inteligente”, ao ponto de saber sua localização e avisar ao seu Smartphone aonde ela está, o mesmo vale para sua carteira.

O que já chegou no Brasil e está disponível para consumo são os relógios inteligentes ou Smart Watch, com eles é possível ler seus e-mails, compromissos, previsão do tempo, isso tudo sem encostar no seu celular, além de é claro, ver a hora.

Você pode empreender e sair na frente enquanto esta revolução está acontecendo. Listei 5 ideias completamente possíveis para abrir a sua mente em 2015:

– Lista de compras online
Imagine que sua geladeira, através dos códigos de barras dos produtos, saiba exatamente o que está disponível, se determinado produto está no prazo de validade para consumo e a quanto tempo você não o tira da geladeira. (aquela margarina que ficou no fundo da geladeira e não sai dali tem uma semana). Com o advento da internet das coisas, é possível que sua geladeira avise ao seu celular que determinado produto está para vencer o prazo de validade, ou até mesmo, sugerir que você o compre, melhor ainda, pode realizar um pedido através do cartão de crédito de um novo produto ou de uma gama de produtos, poupando-o de ter de ir até o mercado.

– Automóvel inteligente
Ao entrar em um carro com essa tecnologia, uma câmera vai fazer o reconhecimento do rosto do motorista, a fim de oferecer informações sobre seu cotidiano, recomendar músicas e receber orientações para acionar o mapa com GPS. Se o sistema não reconhecer o motorista, envia uma foto em tempo real para o celular do dono do automóvel, evitando furtos.

– Triagem médica de urgência
Quando um paciente chegar em uma emergência médica, poderá ter seus batimentos cardíacos, pressão arterial, sanguínea e temperatura, por exemplo aferidos por equipamentos interligados via Bluetooth que enviarão automaticamente as informações para o tablet/smartphone da enfermaria, facilitando a triagem médica de urgência.

– Localização indoor
Que tal encontrar seu lugar entre 50.000 mil em um grande estádio de futebol, utilizando um mapa? Através de triangulação de redes Wi-Fi ou através da tecnologia dos beacons, melhor altBeacons. É possível navegar através de seu dispositivo por dentro de um lugar fechado sem conexão com internet, por exemplo, seu celular pode vibrar ao chegar próximo de seu lugar.

– Foi Gol ou não?
Ainda na modalidade de esporte, uma inovação da internet das coisas é realmente saber quando aquele gol ocorreu ou não. Se o goleiro pegou em cima da linha ou se simplesmente o gol aconteceu. Embora seja perfeitamente possível, existe muita polêmica quanto a esta inovação. O que já está em uso é um sensor capaz de detectar a força do chute, a velocidade, a trajetória e a curva. Para isso, só é preciso conectar a bola antes via Bluetooth. Com o aplicativo, dá para testar várias jogadas. Todas as informações ficam guardadas e dá ainda pra comparar com outros jogadores.

Artigo escrito por William Duarte, Analista Programador da Nasajon Sistemas e publicado em tiespecialistas.com.br.


Compartilhe