Blog

7 dicas para um planejamento financeiro empresarial

Compartilhe

Sabemos que fazer um planejamento financeiro empresarial não é fácil! Além de lidar com todos os deveres diários, você ainda precisa sempre estar informado sobre qualquer novidade ou implementação que ocorre nesse meio. Para isso, listamos 7 dicas essenciais para você usar antes de fazer um planejamento financeiro em uma empresa:

1- Faça previsões para o ciclo operacional da empresa

A falta de capital de giro deixa a maioria das empresas iniciantes com o caixa no vermelho. E mesmo lucrando, podem ser obrigadas a fechar por falta de recursos para pagar despesas e continuar investindo. Por isso o ciclo operacional deve ser conhecido e calculado. Estipule o valor necessário para cobrir as contas de cada etapa desse processo enquanto o dinheiro das vendas não entra.

2- Negocie com fornecedores

A melhor estratégia para segurar o dinheiro no caixa é negociar prazos maiores com os fornecedores. E assim evitar que o caixa fique com pouco recurso, enquanto não recebe os valores das vendas. É importante buscar variedade de fornecedores para poder barganhar prazos.

3 – Previna-se: juros altos comem lucros

Se você não calculou seu ciclo operacional e não negociou com os fornecedores, provavelmente vai precisar de um empréstimo para pagar os funcionários, os tributos e reabastecer o estoque. Uma opção para pagar menos juros é oferecer como garantia ao banco os pagamentos que ainda entrarão no caixa – e, assim, recebê-los antecipadamente.

4 – Não confunda o caixa da pessoa física com o da jurídica

Quem mistura as duas contas não consegue visualizar os resultados da empresa, nem fazer o balanço correto para saber se está dando lucro ou não. O patrimônio da empresa tem autonomia e não deve se confundir com o dos sócios, o que pode causar problemas na declaração de Impostos de Renda. O melhor a se fazer é definir um pró-labore para os sócios, ou seja, qual é o valor que cada um pode tirar por mês como remuneração por seu trabalho, e usar apenas essa quantia para cobrir despesas pessoais.

5 – Esteja qualificado para o trabalho

Geralmente, quem trabalha na área financeira recebe uma grande responsabilidade por parte do chefe e da empresa. Por isso, é sempre bom manter-se atualizado no mercado, e em dia com as obrigações e leis. Por isso, especialize-se, conheça o Curso de Assistente Financeiro com Sistema Nasajon. Temos turmas abertas, inscreva-se!

Fonte: http://www.myoffice.com.br


Compartilhe