Blog

Receita quebra recorde de arrecadação no primeiro trimestre

Compartilhe

10_04_graficoA Receita Federal contabilizou, de janeiro a março de 2010, uma arrecadação tributária de R$ 186 bilhões. Desde outubro, o fisco tem batido recordes consecutivos em todos os meses. Para a Receita Federal, os principais fatores que explicam números tão expressivos são os aumentos da produção, das vendas, dos salários e dos postos de trabalho.

Só em março, os brasileiros recolheram R$ 59,42 bilhões em tributos, o que representa o melhor resultado para o mês, com alta de 6,1% acima da inflação em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo o coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise do fisco, Victor Lampert, não se trata apenas do melhor trimestre da história dos tributos federais. “É o melhor resultado também do semestre. Desde outubro, a arrecadação é recordista a cada mês na comparação com igual período do ano anterior”, afirmou.

Na comparação com fevereiro, o resultado registrado no mês de março mostra uma alta de 10,40% na arrecadação. No trimestre, o crescimento dos valores arrecadados atingiu 11%. Segundo o governo, a expectativa é de que neste ano a arrecadação global apresente expansão de 12% em relação ao ano passado.

Fonte: Folha de São Paulo


Compartilhe