Blog

Brasil segue firme na luta contra o desemprego

Compartilhe

10_05_graficoA PME (Pesquisa Mensal de Emprego), promovida pelo IBGE, mostrou que, além da forte retomada da economia, o mercado de trabalho vem registrando números recordes em 2010. De janeiro a abril, a taxa de desemprego média é de 7,4% nas seis maiores regiões metropolitanas do país. Em comparação com 2009, o mesmo período mostrava que 8,7% da população economicamente ativa encontrava-se desocupada.

A pesquisa mostrou ainda um número significativo de vagas criadas, renda em ascensão e emprego com carteira assinada recorde. Os dados positivos reforçam a tendência de que 2010 será o melhor ano, na história recente, do mercado de trabalho.

Os resultados favoráveis do mercado de trabalho refletem o bom momento que vive a economia brasileira. O país deve apresentar, neste ano, taxa de crescimento da ordem de 7% a 7,5%, segundo previsões de várias instituições, inclusive do Grupo de Conjuntura do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Se esse crescimento se confirmar, será a maior taxa observada no país desde meados dos anos 1980.

Para que o crescimento econômico se mantenha constante, é preciso vencer ainda alguns desafios importantes. O mais importante, do ponto de vista interno, é aumentar significativamente a taxa de investimento nos diversos setores da economia. Pelo lado externo, tem havido forte deterioração da conta-corrente, principalmente devido ao pior resultado da balança comercial. De forma resumida, o ano de 2010 vai “muito bem, obrigado”. Porém, para que haja uma continuidade no crescimento, algumas questões terão de ser enfrentadas pelo próximo governo.

Fonte: Contabilidade na TV


Compartilhe