O novo Código Civil, em vigência desde 11 de janeiro de 2003, trouxe várias mudanças para a sociedade brasileira, em especial para a classe contábil, trazendo como principal mudança a institucionalização da Responsabilidade Solidária, fazendo com que os contadores tenham que repensar sua prestação de serviços.
Com isso, os contabilistas assumem, junto com seus clientes, a responsabilidade por todos os atos ilícitos cometidos por eles. Dessa forma, é importante que empresário e contador estejam muito alinhados com relação às obrigações de cada um, formalizando todos os pontos no contrato de prestação de serviços. Tal documento é de fundamental importância para o escritório contábil, pois traz em seu conteúdo o que o cliente precisa fazer para o bom andamento do trabalho do contabilista.
Outra forma importante de se proteger da responsabilidade solidária é a adoção de um Seguro de Responsabilidade Civil. Com ele, o contador garante indenização decorrente de ações e/ou omissões consequentes de atos de negligência, imperícia e/ou imprudência, cometidas involuntariamente e garante a cobertura dos prejuízos resultantes de fraudes ou outros atos dolosos praticados por qualquer funcionário do escritório contábil.
A responsabilidade solidária é só mais uma das preocupações que os gestores de escritórios contábeis precisam lidar nos dias de hoje. Para ajudar esses empresários com essas e outras questões, a Nasajon Educacional promoverá, nos dias 23 e 24 de maio, o curso “Gestão de Escritório Contábil”, ministrado pela professora Renata Motta. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
E você, já passou por algum tipo de situação parecida? Conte para a gente!