Blog

Aceleradora de Startup realiza pesquisa sobre o perfil do empreendedor brasileiro

Compartilhe

A Aceleratech, vencedora dos prêmios Spark Awards e LatAM Founders, como melhor aceleradora do país em 2014, realizou uma pesquisa para definir o perfil do empreendedor brasileiro, os desafios e as vantagens de se ter uma empresa. A pesquisa mostra que 60% dos empreendedores ainda não conhecem o que é uma aceleradora de startup e os que conhecem, afirmam que na hora de escolher uma aceleradora levam em conta a metodologia de aceleração, o investimento e o contato com investidores.

As aceleradoras de startups surgiram para ajudar os empreendedores a construírem e consolidarem suas startups e, além de se manterem no mercado, lucrarem. O espaço de tempo entre a criação de uma empresa e seu break even – quando elas conseguem pagar suas próprias contas – costuma ser muito grande, tempo esse que pode determinar o sucesso ou fracasso da empresa. Fora isso, é fundamental que uma startup crie parcerias e para isso, ela vai precisar de um vasto networking e conexões precisas.

Dessa forma, principalmente, se o primeiro passo for tomado sem nenhuma garantia, muitas ideias podem não se transformar em negócios de sucesso. O perfil dos fundadores de startups é outro fator que dificulta o investimento financeiro, já que é composta por um público muito jovem, a faixa etária varia entre 20 e 35 anos. Além disso, muitos afirmam não saber gerenciar o tempo e, consequentemente, os empreendedores trabalham mais de 50 horas por semana.

Segundo a pesquisa da Aceleratech, 50% dos fundadores não mensuram as taxas de suas startups. A mensuração das taxas de crescimento é outro dado essencial para o crescimento do negócio, assim como o investimento, já que é um controle de desempenho tanto para os investidores, como para o próprio empreendedor.


Compartilhe