Blog

Atenção aos vencimentos tributários do início de junho

Compartilhe

10_05_financeOs contribuintes devem estar atentos às obrigações tributárias que vencem no início do mês de junho, entre os dias 4 e 10.

No dia 4 vence o Imposto sobre Operações Financeiras, referente ao 3º decêndio de maio. A taxa incide sobre as operações de crédito e seguro, realizadas por instituições financeiras e seguradoras. No mesmo dia será recolhido o Imposto de Renda Retido na Fonte, também referente ao 3º decêndio de maio, no caso de:

 

  • juros sobre o capital próprio e aplicações financeiras, inclusive os atribuídos a residentes ou domiciliados no exterior e títulos de capitalização;
  • prêmio, inclusive os distribuídos sobre a forma de bens e serviços;
  • multa ou qualquer vantagem paga ou creditada por pessoa jurídica, ainda que a título de indenização, inclusive isenta em virtude de rescisão de contrato.

No dia 8 expira o prazo para a entrega do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Mensal (Dacon), referente aos fatos geradores ocorridos a partir de abril deste ano. É importante ressaltar que o documento deve ser entregue com certificado digital.

Fechando o calendário das duas primeiras semanas de junho, no dia 10, vence o prazo para o Comprovante de Pagamento ou Crédito a Pessoas Jurídicas sobre o Capital, o IPI – Cigarros, o Imposto Retido na Fonte sobre juros de empréstimos externos e sobre o transporte rodoviário internacional de carga (pessoa jurídica residente no Brasil, contratante de transportador residente no Paraguai).


Compartilhe