Blog

Escolha a tributação certa para sua empresa

Compartilhe

Antes de decidir a tributação ideal para sua empresa, você deve ficar atento a algumas questões importantes. O primeiro passo é saber quais são as suas despesas, receitas, resultado contábil e o nível de organização documental. Depois disso, comece a considerar as expectativas de crescimento com base no cenário do seu negócio. Essa análise é fundamental para compreender sua situação e fazer a escolha certa de regime.

Lucro Real Anual: empresas que tenham faturamentos sazonais, podendo optar pelo recolhimento mensal calculado por estimativa com base no faturamento mensal.

Lucro Real Trimestral: empresas que tenham faturamento linear, sendo calculado com base no lucro apurado no trimestre.

Lucro Presumido: empresas com receita bruta até R$ 48 milhões (até 2013) e 78 milhões a partir de janeiro de 2014.

Simples Nacional: preferencial para micro e pequenas empresas, porém engloba todas aquelas que tenham limite de faturamento anual de R$ 3.600.000,00.

Para empresas que optam pelo Lucro Real ou Presumido, a confirmação pela forma de tributação será feita através do primeiro pagamento do imposto. Já aquelas que escolheram pelo simples nacional, devem inscrever a empresa no CNPJ na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte no momento da constituição.


Compartilhe