eSocial

O eSocial chegou!

  Depois dos diversos adiamentos, a hora chegou: o eSocial está em vigor!

  Nós estamos prontos para o eSocial e criamos esta página para ajudá-lo a se preparar também!        Navegue e descubra quais são os próximos passos, prazos e porque a Nasajon, com o seu sistema    de Folha de Pagamento Persona, é a parceira ideal para enfrentar o desafio eSocial!

 

Além da total aderência ao eSocial, o sistema de folha de pagamento da Nasajon, o Persona, está adequado à Portaria 1510, conta com um banco de dados robusto e gratuito e sua facilidade de uso garante o aumento da produtividade das equipes de RH e DP. 

  • Criação simplificada de análises dinâmicas (como no Excel), relatórios e gráficos personalizados; 
  • Alertas automáticos sobre vencimento de documentos e obrigações;
  • Simulações 13º salário, férias e cálculo rescisório de funcionários, a nível individual ou múltiplo;
  • Cálculos diversos: rescisão, adiantamento, encargos sociais, Folha de Pagamento Complementar e dissídio automatizado;
  • Atualizações automáticas das tabelas da Receita Federal;
  • Simplicidade e flexibilidade para administrar e simular cálculos;
  • Cadastro de benefícios e processamento automático na Folha de Pagamento;
  • Cálculo de dissídio automatizado com apropriação correta dos valores retroativos;
  • Comunicação com bancos para envio de pagamento de salários;
  • Recolhimento de ISS;
  • Integrado ao sistema de escrita fiscal da Nasajon.
  • Integrado ao Ponto Web para gestão de marcações de ponto.

 

Por que escolher a Nasajon?

NASAJON-ADERENTE-AO-ESOCIAL

Empresa integrante do Grupo de Trabalho Confederativo do eSocial

 

Um dos melhores fornecedores para RH 2019 

 

Compatível com os certificados A1 e A3

 

Suporte de Excelência

com 93%
de Satisfação

Base de Conhecimento

com mais de 5 mil artigos

Há 37 anos, uma empresa de confiança

 

Cronograma de faseamento

 

Empregador com faturamento no ano de 2016 acima de 78 milhões:· Eventos iniciais e de tabelas – Janeiro 2018;· Eventos não periódicos – Março 2018;· Eventos periódicos – Maio 2018;· Eventos relativos à saúde e segurança do trabalhador (SST) – Julho 2019.

Demais contribuintes, com exceção dos Órgãos Públicos:· Eventos iniciais e de tabelas – Julho 2018;· Eventos não periódicos – Outubro 2018;· Eventos periódicos – Janeiro 2019;· Eventos relativos à saúde e segurança do trabalhador (SST) – Janeiro 2020.

Órgãos Públicos da administração direta e indireta:· Eventos iniciais e de tabelas – Janeiro 2020;· Eventos não periódicos – aguardando informações;· Eventos periódicos – aguardando informações· Eventos relativos à saúde e segurança do trabalhador (SST) – Janeiro 2021.

 

 

 

Entendendo a Tabela de Rubricas

Por Eunice Santos – Supervisora de consultoria e verificação funcional da Nasajon Sistemas
Artigo original publicado no Portal Contábeis.

 

Suas parametrizações necessárias ao cálculo da Folha de Pagamento devem ser submetidas a rigorosas análises, pois pequenas falhas geram sérios problemas. Se antes já eram necessárias, com a chegada do eSocial, as definições das incidências dos tributos dessa tabela devem ser realizadas ou revistas por profissionais qualificados. Quanto mais complexas as rubricas utilizadas, mais imprescindível é o conhecimento necessário para definir as suas incidências.


Quando as empresas enviarem as informações de remuneração dos trabalhadores/servidores, as rubricas da Folha de Pagamento devem constar na tabela de rubricas do eSocial. O objetivo é que estejam correlacionadas. Sendo assim, o empregador deverá enviá-las ao ambiente do eSocial na primeira vez que utilizá-lo e, sempre que for criada, alterada ou excluída uma determinada rubrica.


Clique aqui e consulte a estrutura da tabela na página 67 do Manual de Orientação Oficial do eSocial – versão 2.4, de setembro de 2017).

O manual de orientação esclarece que a Tabela de Rubricas guarda as informações de forma histórica, não podendo haver dados diferentes para a mesma rubrica e o mesmo período de validade. Havendo alteração nos dados desta tabela, faz-se necessário enviar um novo evento com a data de início da nova informação.

Deem atenção ao manual de orientação do eSocial. Nele temos informações fundamentais que devem ser assimiladas antes da sua entrada em vigor. Quem tiver conhecimento da teoria terá maior facilidade na prática.

 

Qual deve ser o primeiro passo? Qualificação Cadastral dos Funcionários.

Por Eunice Santos – Supervisora de consultoria e verificação funcional da Nasajon Sistemas
Artigo original publicado no Portal Contábeis.

 

Inicialmente, foi liberado no site do eSocial uma qualificação individual, que tem como proposta permitir ao usuário verificar se o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Número de Identificação Social – NIS (NIT/PIS/PASEP) estão aptos para serem utilizados no eSocial.

Algumas pessoas me relataram divergências nessa primeira consulta em seus CPF, NIS, nome e data de nascimento. Mas, sem grandes aventuras, recorreram à Receita Federal, Caixa Econômica ou Banco do Brasil e tiveram seus problemas sanados. Um detalhe interessante é que, no retorno das consultas com divergências, nos é apresentada uma mensagem orientativa sobre onde requisitar a correção dos dados.

Essas pessoas realizaram posteriormente uma nova consulta e obtiveram a seguinte mensagem: “Os dados estão corretos”. Chamo atenção para o seguinte: é necessário aguardar pelo menos 7 dias para que o aplicativo do eSocial reconheça as alterações solicitadas às instituições responsáveis pelos ajustes.

O grande dificultador dessas consultas era a sua realização. É preciso preencher, um a um, todos os dados a serem consultados: nome, data de nascimento, CPF e NIS. Até que, em 20 de janeiro de 2016, uma nova forma de consulta foi disponibilizada: a consulta de qualificação cadastral em lote, com o mesmo objetivo da consulta cadastral online que citei anteriormente.

No arquivo de retorno já processado, teremos evidenciadas as divergências que foram identificadas entre os cadastros internos das empresas, o CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS; e também teremos a orientação quanto ao procedimento a ser adotado para ajustar as divergências encontradas.

 

Exemplos:

·  Divergência no nome informado no CPF – comparecer a uma conveniada da Receita Federal do Brasil; como Caixa Econômica, Banco do Brasil ou Correios;

·  Divergência no CPF do cadastro NIS do Banco do Brasil – atualizar o cadastro em uma agência do Banco do Brasil;

·  Divergência no CPF do Cadastro da Caixa – atualizar o Cadastro NIS Empresas pelo Conectividade Social ou em uma agência da Caixa;

·  Divergência no CPF do Cadastro do INSS – ligar para 135 e agendar atendimento. Quando o cadastro do funcionário estiver sem divergências, somos informados de que o registro do empregado “X” está validado para ser registrado no eSocial.

 O arquivo “rejeitado” terá o motivo da inconsistência na sua formatação e/ou nos campos de cada registro apontado. Nesse caso, o layout do arquivo deve ser revisto e confrontado com o arquivo .txt que foi gerado.

 

 

 
 

 

Dúvidas Frequentes

A Nasajon oferece para os seus clientes uma Base de Conhecimento com mais de 2 mil artigos. Confira quais foram as dúvidas mais clicadas pelos clientes Nasajon.

O projeto – que envolve a Caixa Econômica Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Receita Federal – tem como objetivo unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O eSocial consolidará uma série de obrigações acessórias, como GFP, GPS, DIRF, CAGED, RAIS, entre outras, que até então eram enviadas em momentos diferentes. O cumprimento das obrigações trará benefícios para os trabalhadores, como a facilidade na concessão de direitos trabalhistas e previdenciários; e para o governo, com informações claras e a ampliação da capacidade de controle e fiscalização das empresas.

Os eventos que compõem o eSocial devem ser transmitidos mediante autenticação e assinatura digital utilizando-se certificado digital válido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.



Os certificados digitais serão exigidos em dois momentos distintos:


a) Transmissão: antes de ser iniciada a transmissão de solicitações ao sistema eSocial, o certificado digital do solicitante é utilizado para garantir a segurança do tráfego das informações na INTERNET. Para que um certificado seja aceito na função de transmissor de solicitações este deverá ser do tipo e-CPF (e-PF) ou e-CNPJ (e-PJ).


b) Assinatura de documentos: para os empregadores pessoas jurídicas, os eventos poderão ser gerados por qualquer estabelecimento da empresa ou seu procurador, mas o certificado digital assinante destes deverá pertencer a matriz ou ao representante legal desta ou ao procurador/substabelecido, outorgado por meio de procuração eletrônica e não-eletrônica.

O sistema Nasajon de Folha de Pagamento é compatível com o Certificado A1 e o A3.

Esta obrigatoriedade existe conforme o leiaute (veja na página 12 do último leiaute 2.4.01). Para EMPRESAS optantes pelo Simples que estiverem realizando os testes, deverão preencher os dados do %RAT de acordo com o seu CNAE. Tal informação para o eSocial servirá apenas de informativo, não afetando os cálculos internos do eSocial.

Quando sair uma nova versão do eSocial contemplando os casos das empresas optantes pelo simples no evento S-1005 os sistemas serão adaptados.

Até o momento, não há uma forma de baixar ou consultar todos os eventos transmitidos. Por enquanto, para saber se o evento foi corretamente recebido o usuário deve observar o retorno com mensagem de sucesso na transmissão do evento. Além disso, pode tentar reenviá-lo, e verificar se será recusado por já constar da base.

Sim. O primeiro evento a ser enviado deve sempre ser o S-1000 (Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público) e, em seguida, devem ser enviados os eventos de tabelas. Quanto a estes há uma especificidade: quando houver necessidade do envio de mais de um lote deste tipo de evento, eles não serão processados simultaneamente. O usuário deve aguardar a mensagem de sucesso do processamento do primeiro lote para, na sequência, enviar o próximo e, assim, sucessivamente.

Além disso, para todos os tipos de evento, deve sempre ser observada a ordem lógica para o seu envio, conforme regras estabelecidas no leiaute.

Quando o problema é na base do CPF, a orientação é procurar Banco do Brasil, CAIXA e Correios, na condição de CONVENIADAS da Receita Federal (RFB), considerando que a RFB não faz atendimento para este tipo de serviço. Neste sentido, recomendamos esclarecer ao atendente destas conveniadas que o erro é no CPF e não no PIS ou PASEP. Antes de procurar uma unidade de atendimento, sugerimos utilizar a opção “Alteração de Dados Cadastrais no CPF“ no site da Receita Federal. Desde que os dados informados estejam coerentes com os da base do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, os dados da base do CPF serão atualizados conforme informações prestadas. Caso haja divergência, a atualização deverá ser realizada pelo empregado junto às conveniadas da RFB: Correios, Banco do Brasil ou CAIXA.

Sim. As regras de envio do evento S-1299 “sem movimento” são as mesmas para empresas com movimento.

Neste caso, a empresa não poderá ser considerada “sem movimento”, já que um de seus estabelecimentos tem movimentação. De qualquer forma, com ou sem movimentos, as regras de envio do evento S-1299 são as mesmas.

 

eSOCIAL NA MÍDIA

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