Blog

Ministério do Meio Ambiente e Comitê de Eletrônicos lançam site sobre resíduos tecnológicos

Compartilhe

10_05_recycleConforme divulgado na matéria do dia 22 de março deste ano, está em votação no Senado o projeto de lei 203/91, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Na última segunda-feira, dia 10 de maio, o Ministério do Meio Ambiente e o Comitê de Eletrônicos do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) lançaram um site que informa como os consumidores devem proceder para descartar e reciclar resíduos eletrônicos. Este é o primeiro veículo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente que ensinará sobre a logística reversa destes produtos.

Segundo a ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira, o site permite que as empresas se preparem para as obrigações que virão com a nova legislação. “Estamos nos antecipando a uma lei que está sendo votada. Isso possibilitará que empreendedor que gera resíduo tenha a  responsabilidade de recolhê-lo e dar o destino correto”, afirmou Isabelle.

Os consumidores que acessarem o site do Cempre poderão obter informações sobre o descarte de diversos resíduos como: pilhas, baterias, computadores, celulares, televisores e outros materiais eletrônicos. É possível encontrar indicações de como proceder para efetuar a devolução e uma lista de empresas que reciclam resíduos tecnológicos.

Segundo a ministra, um dos fatores para o aumento do lixo eletrônico nos aterros sanitários e lixões é a forte economia que o Brasil vive atualmente e o alto poder de consumo do povo. Além disso, Isabella afirmou que esta é uma questão de educação do povo. “A população precisa ter consciência de como se compra, se descarta ou se guarda os produtos em casa com a devida informação. Teremos uma rede nacional de coleta que irá buscar esses produtos na casa do consumidor e entraremos com uma campanha sobre produção de consumo sustentável no Brasil”, ressaltou a ministra.

Fonte: Portal G1


Compartilhe