Blog

Papo Contábil sobre eSocial, com o coordenador técnico do MTE

Compartilhe

José Maia, coordenador do eSocial no Ministério do Trabalho e Emprego, concedeu uma entrevista a Claudio Nasajon, presidente da Nasajon Sistemas, durante a 15ª Conescap, em Gramado, Rio Grande do Sul. Confira um trecho do que foi falado:

O eSocial vai acabar com as contribuições ou vai ser mais uma preocupação do empresário em relação à folha de pagamento?

A expectativa é que o eSocial venha a ser um divisor de águas na prestação de informações relativas ao mundo do trabalho com relação as obrigações do empregador. Hoje, o empregador vive um cenário onde precisa prestar a mesma informação várias vezes, seja para diversos órgãos, ou até mesmo para um único órgão. Isso é uma coisa muito complicada e meio irracional. O Estado, por sua vez, percebendo a imensa quantidade de obrigações e o custo que isso implica para os trabalhadores, resolveu desenvolver um aplicativo que agregue todas as necessidades do empregador.

O eSocial vai ser um canal único de prestação de informações, transformando-se em uma obrigação que só precisa ser enviada uma vez.

Enquanto isso, os sistemas de folha de pagamento irão interagir automaticamente com o Estado. O empregador não vai precisar se preocupar com muitas das coisas que antes se preocupava, pois os sistemas de software serão integrados. O fisco, o empresário e as empresas de softwares conseguirão falar a mesma língua para todo mundo.

Veja mais informações no vídeo abaixo:


Compartilhe