Com a entrega do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física, que será creditado hoje na conta dos contribuintes, a Receita Federal atingirá recorde histórico em 2010, beneficiando 5,1 milhões de pessoas (alta de 51% em relação a 2009). O volume de dinheiro devolvido também representa um recorde: R$ 4,94 bilhões.
Segundo o supervisor nacional do IR Joaquim Adir, o recorde se deve à maior arrecadação e ao aumento da autorregularização “Os contribuintes passam a entender o sistema e acertam suas situações, além da possibilidade de fazer a regularização por meio da malha fina on-line”, conta.
Para saber se terá a restituição liberada nesse lote, o contribuinte deverá acessar a página da RFB ou ligar para 146 e informar o número do CPF. O crédito é feito por meio de depósito bancário para 1,673 milhão de contribuintes, totalizando R$ 1,5 bilhão.
Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para qualquer agência do BB ou para o “BB responde” no 4004-0001 nas capitais ou no 0800-729-0001 nas demais localidades (ligação gratuita), para agendar o crédito em conta corrente ou de poupança em seu nome, em qualquer banco. A consulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita na internet.
Fonte: Folha de São Paulo