Blog

RioInfo 2010 levanta diversas questões no setor

Compartilhe

Rio Info 2010A edição deste ano do RioInfo 2010 trouxe diversas questões importantes para o futuro do setor de TI, entre elas a viabilização de internet banda larga com conexões acima de 2mbps para a população e redução dos impostos para o crescimento do setor de TI. Foi entregue ao Ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, um documento com as principais reivindicações do segmento. O ministro esteve presente na abertura do evento, ocorrida na última terça-feira, dia 31 de agosto, assim como o governador Sérgio Cabral entre outras autoridades.

Em seus discursos, tanto o ministro quanto o governador ressaltaram os grandes avanços conquistados pelo segmento de TI ao longo dos últimos anos. O governador afirmou que a tecnologia aplicada à gestão pública (como UPA 24hrs, Banda Larga nas Escolas Públicas, matrículas pela internet entre outras) trouxe muitos benefícios para os diversos segmentos econômicos.

Paret citou uma série de números que denotam o momento muito especial pelo qual passa a área de C&T no país, especialmente a Indústria Brasileira de Software e Serviços (IBSS), que emprega, diretamente, mais de 150 mil pessoas, com salários que são o dobro da média nacional.

“Não temos dúvida de que o novo governo que assumirá, em janeiro de 2011, terá a obrigação de reforçar esses investimentos, sob pena de agravar o desequilíbrio comercial do mercado brasileiro de software, no qual mais de 70% dos programas utilizados são importados, produzindo relevante déficit na balança de pagamentos”, observou o coordenador do evento.

Ao longo dos três dias de evento, diversos outros assuntos foram abordados por inúmeras autoridades do setor, que dividiram-se entre os fóruns de negócios, os seminários e as oficinas. Segundo o balanço oficial do evento, foram contabilizados negócios na casa de U$ 16,3 milhões.


Compartilhe