Blog

Site da Receita fica fora do ar durante o carnaval

Compartilhe

O site da Receita Federal estará indisponível para os contribuintes durante o carnaval. Nesse período haverá uma parada técnica no site, que afetará inclusive o envio de declarações. Segundo a Receita, a parada foi programada pela área de tecnologia para que fosse feita a manutenção elétrica, com a ativação de nova subestação no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em Brasília.

Na quarta-feira, a Receita Federal liberou o novo lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, que estavam retidas na malha fina. No lote, constam declarações referentes aos exercícios de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. Quem não fizer a consulta até sexta-feira terá de aguardar o final da parada técnica e a liberação do site após o carnaval. Para saber se teve a declaração liberada, as alternativas são a página da Receita na internet, ou a utilização de aplicativo para tablets e smartphones.

O aplicativo, desenvolvido pelo Serpro, é gratuito e pode ser usado para o Android, sistema do Google, e o iOS, criado pela Apple. Para fazer o download do aplicativo, o contribuinte tem duas opções: versão para o sistema operacional Android e versão para o sistema operacional iOS. O serviço Receitanet (telefone 146) estará disponível na segunda-feira para consultas por meio de atendentes.

O atendimento eletrônico, no entanto, não será afetado pela parada técnica e continuará funcionando mesmo durante o Carnaval, por meio de Unidade de Resposta Automática (URA), 24 horas por dia, todos os dias do ano. Normalmente, as ligações caem primeiro na URA e, em alguns casos, são posteriormente transferidas para uma central, para atendimento personalizado, realizado por profissionais de uma empresa contratada pela Receita Federal. Nesse caso, o serviço somente está disponível das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados nacionais. Como a segunda-feira de carnaval não é feriado, o funcionamento do serviço será normal.

Fonte: Agência Brasil


Compartilhe