Blog

Terceiro dia do 19º CBC: diversas atividades

Compartilhe

O terceiro dia do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade (veja a cobertura do primeiro dia e a cobertura do segundo dia) foi o que apresentou o maior número de atividades. Ao todo, foram 16, divididas entre palestras, painéis de debate e espetáculos artísticos. Além disso, os expositores capricharam mais uma vez, envolvendo os visitantes com atrações especiais e sorteios.

Os destaques do dia foram as palestras de Antoninho Marmo Trevisan, logo pela manhã, a palestra magna com o astronauta brasileiro Marcos Pontes e, é claro, o delicioso jantar dançante com show do cantor e compositor Diogo Nogueira.

Trevisan participou do 3º Fórum dos Empresários da Área Contábil e contou com a companhia de Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho, Juarez Domingues Carneiro e Valdir Pietrobon. “Toninho” Trevisan roubou a atenção da plateia, com uma fala descontraída, ilustrando o que dizia com experiências pessoais, atraindo a atenção de todos e promovendo momentos de boas risadas. Trevisan falou da importância da profissão de Contador no exterior e contou que em sua recente viagem aos EUA, visitou diversas instituições de ensino de primeira categoria, reparando que as empresas investem no ambiente universitário, aproximando-se daqueles que em um dia poderão compor seus times de especialistas.

Mais uma vez, como em eventos passados, Toninho defendeu a Contabilidade como a ciência capaz de atribuir valor às coisas, por mais imateriais que pareçam, como o ar puro que respiramos. “Como contabilizar a contribuição da floresta amazônica para a qualidade do ar que o mundo inteiro respira?”, é um dos pontos que ele acredita que a participação das ciências contábeis é fundamental.

Outro ponto abordado foi a necessidade de continuarmos estudando mesmo quando, e principalmente quando, avançamos na idade. Toninho citou o exemplo do Senador Francisco Dorneles, de quem já foi professor de contabilidade, na década de 80. Ao questionar o Senador sobre o motivo de voltar a estudar, ficou surpreso ao escutar: “não há nada como as Partilhas Dobradas para exercitar o cérebro”.

A chance de ouvir Trevisan reforçam a importância e a contribuição de eventos da qualidade do 19º CBC para a formação de profissionais dos mais variados setores.

O estande da Nasajon Sistemas também foi um sucesso absoluto. Ao longo de todo o dia, diversos presidentes e representantes das entidades contábeis visitaram a empresa e, no final do dia, participaram do “parabéns”, em homenagem ao aniversário de 30 anos da empresa. Além disso, o presidente Claudio Nasajon realizou entrevistas que, podem ser encontradas no canal da Nasajon no Youtube.

Continue acompanhando a cobertura especial do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade aqui no no blog e no Jornal Contábil e veja as fotos no nosso álbum do Facebook.


Compartilhe