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Top 5 Nasajon: 5 sentidos do Marketing sensorial para o PDV

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1- Visão: 80% das informações que o cliente recebe vêm na forma visual. Ou seja, uma melhor combinação eficiente entre imagens, cores e formas é condição fundamental para retenção de atenção do cliente.

2- Audição: coloque sons ou músicas que combinem com a proposta de sua marca. A audição colabora com a criação da atmosfera rítmica a ser considerada no PDV. Ou seja, ela dá o tom do comando ‘irracional’ da compra. Além desta condução, há também a formatação de um estilo cultural do ambiente, de acordo com o som que ali se apresenta.

3- Olfato: use essências e produtos para mexer na lembrança do cliente. Sem a satisfação deste sentido, ou mesmo sem a geração de um reconhecimento agradável, o somatório da experiência dos outros 4 sentidos tende a perder o efeito desejado. Atualmente, a Nanotecnologia atua na criação de essências e produtos cada vez mais inovadores, para satisfação deste sentido.

4- Tato: o “toque” é essencial para a escolha do produto. Sem tocar, apalpar, sentar, pisar e deitar, escolher a melhor opção seria impossível para um consumidor mais exigente.

5- Paladar: ofereça degustação gratuita. É um quesito bem antigo no PDV, adotado há milhares de anos por vários segmentos. A degustação, ou mesmo a cortesia do “bem oferecer”, é uma tática que pode ser estabelecida em qualquer tipo de comércio, através de serviços básicos, como oferecer cafezinhos, chás e balinhas.

*Por Andrea Teixeira
Gestora de Marketing de Relacionamento no Instituto CRIE – Centro de Relacionamento da Inovação e do Empreendedorismo.


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