Blog

4 Benefícios do ERP que um CFO precisa conhecer

Compartilhe

Em um ambiente econômico cada vez mais desafiador, os CFOs (diretores financeiros) precisam de ferramentas eficazes para controlar custos, economizar dinheiro e manter as margens das companhias. Pesquisa da empresa de recrutamento e seleção Korn Ferry International mostrou que 51,8% dos CFOs estão apreensivos com o progresso das receitas nas suas organizações e 37,6% estão preocupados com a necessidade de respeitarem as sucessivas alterações regulamentares.

É nessa hora que eles percebem a importância de ter um sistema de gestão como o ERP. Ao integrar dados de vários departamentos, ou de toda a organização, automatizando processos-chave, o ERP fornece dados financeiros para que o CFO tenha uma visão em tempo real dos principais processos de negócio. Além disso, é possível economizar entre 20% a 30% dos custos fixos mensais de uma companhia a partir da instalação bem sucedida de um ERP.

O diretor financeiro da Nasajon Sistemas, Marcus Rangel, destaca que é importante que um diretor financeiro aprenda a tirar partido desse sistema de gestão. “A equipe financeira não precisa ficar processando e contabilizando manualmente encomendas e faturas, podendo assim se concentrar em tarefas alternativas de valor acrescentado”, observa o executivo.

Marcus Rangel destaca ainda 4 benefícios diretos do ERP que um CFO precisa conhecer:

Diminuição de custos

O ERP armazena didaticamente os dados e facilita o acesso dos profissionais da sua empresa. Ao reduzir a utilização de papel, o software aperfeiçoa os processos internos e evita o retrabalho.

Informações precisas para tomada de decisões

Com a integração total dos dados fornecidos pelos diversos departamentos da empresa, agrupadas de forma organizada, o sistema ERP traz mais confiabilidade para as informações. No cenário digital, as decisões são fundamentadas cada vez mais por dados e menos por achismos. Os gestores ganham ferramentas para entenderem melhor os processos e planejarem as ações da empresa.

Controle de operações financeiras

O sistema pode informar se os gastos fixos aumentaram ou diminuíram de forma organizada e simplificada. Assim, o CFO terá mais tempo para estudar formas mais eficazes de aumentar o lucro do negócio, fazer o controle financeiro e ainda elaborar o melhor planejamento financeiro possível.

Obrigações fiscais e financeiras em dia

A precisão e a acessibilidade ajudam a manter em dia as obrigações financeiras e fiscais. Portanto, desaparecem também os custos com juros após o vencimento de prazos e eventuais problemas na justiça.


Matéria publicada pelo Instituto Information Management


Compartilhe