1. Pense no futuro
Para que o negócio cresça, é preciso de dinheiro e mão de obra de qualidade. Além disso, acompanhar as tendências do mercado e avaliar como os concorrentes estão mudando são maneiras de planejar a própria empresa.
- Estabeleça um objetivo
Descobrir qual é o seu objetivo é o primeiro passo para quem deseja planejar o crescimento estratégico da empresa. Fazer um diagnóstico do mercado, descobrir seus pontos fortes e fracos e construir um plano de ação são outras atitudes necessárias neste processo.
- Avalie cada passo estrategicamente
Antes de tomar uma decisão, coloque no papel todas as vantagens e desvantagens para o seu negócio. Devem ser avaliados os recursos que sua empresa dispõe para trabalhar com um novo serviço ou produto, por exemplo.
- Evite deixar para última hora
Não é possível planejar as vendas, as finanças e o marketing do negócio da noite para o dia. Para fazer o planejamento financeiro deste ano, por exemplo, é importante estar vários passos à frente. No caso de marketing, mesmo com pouco recurso é possível investir em ações para promover a marca com planejamento.
- Não fique desmotivado
Celebrar e dar feedback são atitudes indispensáveis para que o planejamento dê certo. Metas não podem ser encaradas como um fardo e sim, como um desafio.
- Tenha um sistema integrando todas áreas
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As informações são da Exame.com