Como destacamos há alguns dias atrás, o programa para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física , referente ao exercício 2012, ano-calendário 2011, estará disponível no site da Receita Federal a partir do dia 24 de fevereiro.
A regra principal para quem precisa declarar é se organizar e deixar tudo pronto para evitar o desespero na última hora.
A Nasajon Sistemas alerta para o fato de a fiscalização agora estar muito mais rigorosa que nos anos anteriores, e por isso, aconselha os contribuintes a declararem somente aquilo que podem comprovar. O cruzamento dos dados atualmente ocorre de maneira muito mais ágil e consegue identificar facilmente possíveis distorções.
Essa atitude enérgica tem o intuito de evitar grandes passivos tributários e combater a sonegação.
A expectativa da Receita Federal é que o número de declarações este ano atinja 25 milhões, superando as 24,3 milhões do exercício 2011, ano-calendário 2010.
O contribuinte que não entregar a declaração no prazo ficará sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. Terá como valor mínimo R$ 165,74; máximo, 20%.
Portanto, redobre a atenção! Preencha tudo com calma e se possível, com a assessoria de um contador.