Blog

Business Intelligence: o alicerce dos sistemas de TI

Compartilhe

A tecnologia chamada Business Intelligence (BI) é considerada o fundamento dos sistemas legados. Sua capacidade de criar a arquitetura de ponta a ponta, fornece informações estratégicas sempre com o foco para uma governança corporativa. Quanto maior a necessidade de informações detalhadas, maior a importância do cruzamento e tratamento de dados.

A condição para extrairmos informações completas, precisas e que impactam diretamente na tomada de decisão é criar um planejamento estratégico e coerente. A base central dessa ação deve ser a necessidade de uma gestão competitiva para o negócio. Após essa definição, o BI entra em ação para realizar o mapeamento completo.

O próximo passo é a utilização dos sistemas de acordo com a demanda dos requisitos gerenciais. O que significa que, quando o processo é construído no modelo top-down, partindo do estratégico para o nível operacional, tudo o que for construído estará alinhado com a visão de um único plano. Isso demonstra que todos os sistemas apontam para a mesma direção, munindo os sistemas de BI com as informações corretas.

Em resumo, o que se espera em meio a toda essa mudança é o cumprimento do que, de fato, o Business Intelligence se propõe: analisar dados para tomadas de decisões assertivas. Esse modelo se torna um importante catalizador para se destacar nos negócios, principalmente, em um momento inseguro como este que estamos vivenciando.


Compartilhe