Por conta da evolução tecnológica, os novos consumidores apresentam expectativas que vão além das necessidades supridas pelos produtos. Assim, não basta o produto ou serviço ser só eficaz e diferente, é preciso ser amável e ter o seu valor.
Nesse sentido, o consumidor moderno avalia as marcas e o seu papel perante a sociedade. “Será que essa marca ou empresa se preocupa com o meio ambiente?” Ou talvez, “Será que essa empresa promove ações para o bem-estar dos seus colaboradores?”, são alguns dos questionamentos dos clientes. Essa mudança ocorre no cenário de muitas ofertas dos mesmos produtos e serviços. Portanto, a empresa tem que ir além para atrair os consumidores.
Finalmente chegou a vez do consumidor mais humano, ele busca mais do que uma solução, ele compra valores.
Neste artigo, vamos apresentar as 7 características do consumidor moderno para que você consiga orientar seu negócio para ele. Veja a seguir:
1. Consciente
“Será que eu preciso disso?” Essa é uma pergunta que se tornou recorrente na mente de muitos consumidores. Dessa forma, a era da informação associa o consumo desordenado a maus hábitos, e muitos consumidores não querem levar esse rótulo consigo.
2. Bem informado
O desejo de compra é seguido quase que instantaneamente pela pesquisa. A decisão de compra não está mais nas mãos dos vendedores, que apresentam os diferenciais dos produtos, pois, na maioria das vezes, o consumidor já fez a sua pesquisa prévia.
3. Transmite confiança
Além de ser bem informado, a experiência do consumidor muitas vezes apresenta melhores resultados do que o próprio marketing. O novo consumidor faz questão de compartilhar as suas experiências com as marcas, sejam elas boas ou ruins.
4. Suscetível às ofertas
Uma boa promoção ainda é difícil de resistir. Bons negócios não podem ser perdidos e oportunidades de economia podem transcender a consciência de necessidade e de prioridade.
5. Emocional e intuitivo
A relação do consumidor com a marca pode interferir no ato da compra. Uma vez estabelecida uma relação afetiva, a venda é feita de forma mais leve, o que pode abrir portas para os demais produtos da mesma marca.
6. Relações bem estabelecidas
A relação marca-consumidor deixou de ser uma via de mão única. Portanto, os clientes querem discutir a sua relação com a marca onde e quando quiserem, e esperam receber o tratamento adequado para que não haja uma quebra no relacionamento.
7. Sustentável
Por fim, o consumidor se mostra cada vez mais no comando. Percebe-se um comportamento mais preocupado com o meio ambiente, onde procura por marcas que apresentam soluções sustentáveis e que contribuam para um mundo melhor.
Essas foram as 7 características do consumidor moderno. Se você gostou do nosso conteúdo continue nos acompanhando para ficar por dentro das práticas de mercado e melhorar sua comunicação com seus consumidores.
Por Beatriz Evangelista