Blog

Cinco vantagens do LinkedIn para usuários

Compartilhe

Lançado em 2003, o LinkedIn é a maior rede social corporativa, com mais de 500 milhões de usuários tem foco na promoção de conexões e relacionamentos. Por lá, você consegue montar currículos, procurar vagas de emprego e se conectar com profissionais de diversas áreas do mundo inteiro. Além disso, a plataforma também pode ser usada por empresas e agências. 

Em um cenário pandêmico e de crise econômica, o networking nunca esteve tão valorizado. O LinkedIn virou a plataforma favorita para recrutadores e usuários por ser uma verdadeira rede de oportunidade. 

Neste artigo apresentamos cinco dicas para você ser um usuário ativo no Linkedin.

1. É uma verdadeira vitrine profissional

O LinkedIn é uma plataforma democrática, 100% on-line e disponível 24h por dia. Então, é possível expor toda a sua trajetória profissional, destacando competências, projetos, certificações e cursos, por exemplo. Tudo que você publicar estará visível e à disposição de colegas e recrutadores a qualquer momento, sem burocracias e lentidão. Além disso, é uma rede séria, então, é possível realizar interações de qualidade e oportunidades positivas.

2. Diferencie o seu perfil pela customização

Se destacar em meio a milhões de usuários não é fácil. Então, é preciso se diferenciar na multidão e utilizar as ferramentas de customização do perfil a seu favor. O LinkedIn é uma plataforma totalmente personalizável. É possível alterar a foto de perfil, a capa, a “bio” que lhe apresenta , o texto de resumo da sua carreira, os anexos, entre outros. Apesar de simples, esses aparatos são essenciais e, se bem explorados, podem ajudar na criação da sua marca profissional.

3. Seja recomendado por suas qualidades e skills

A plataforma possui um recurso em que é possível selecionar as suas habilidades. Mas, além de você mesmo se autoavaliar, colegas profissionais podem recomendar alguma competência específica sua. Isso torna o seu perfil mais forte e diferenciado, porque significa que existem pessoas que admiram e confiam no seu trabalho. Consequentemente, os recrutadores irão acreditar que você realmente é uma autoridade no assunto por meio dessas indicações.

4. Faça networking de qualidade

Use o LinkedIn para manter uma aproximação profissional com a sua rede de contatos, mas também utilize para conhecer novas pessoas. Lembre-se que não basta colecionar contatos, é preciso ter conexões de qualidade e que recordem de você. Assim, é preciso agir para além de novas conexões. É necessário marcar presença por meio de interações nas publicações, compartilhamento de conteúdos relevantes e envio de mensagens privadas. Desse modo, você será sempre lembrado e realmente haverá uma troca profissional válida.

5. Faça publicações relevantes e escreva artigos

Além de ser um lugar para buscar empregos e fazer conexões, o LinkedIn também serve para publicar textos autorais que podem impulsionar a sua carreira. Essa ferramenta possibilita escrever textos e análises sobre o seu segmento de atuação, sobre suas vivências profissionais ou sobre qualquer outro tema dentro do mundo do trabalho. 

Mas nem só de certezas se vive no LinkedIn. Use o site para levantar questionamentos pertinentes e abrir debate com outros colegas de profissão. Essa conexão possibilita a troca de experiências e aumenta o seu marketing pessoal.

E aí, os pontos citados motivaram você a usar o LinkedIn qualitativamente? Depois dessas dicas você está pronto para ativar o seu perfil, expor as suas experiências profissionais, descrever as suas competências, seus projetos, cursos e certificações; e, é claro, fazer networking. 

Ah! Não esquece de seguir o perfil da Nasajon por lá, ok? 

Por Akemy Morimoto


Compartilhe