Blog

Complexidade da legislação exige especialização dos profissionais para lidar com tributos

Compartilhe

Todos os dias, diversas novas regras tributárias são inseridas na vida dos contribuintes. Não é de se admirar que muitos empresários sintam-se perdidos em meio a todas essas mudanças. Para manter-se sempre em dia com as obrigações fiscais, é preciso que haja um acompanhamento constante da legislação e isso demanda tempo e dinheiro.

Uma boa apuração e controle dos tributos tornou-se atividade estratégica para as empresas. É nesse cenário que advogados e contadores encontram seus diferenciais no mercado. Hoje, o governo cobra cerca de 60 tributos dos contribuintes, todos regidos por inúmeras normas, leis, decretos e portarias.

Segundo a analista fiscal da Nasajon Sistemas, Eunice Santos, tudo dentro de um ambiente corporativo está, direta ou indiretamente, ligado às questões legais e, por isso, a presença de profissionais especializados e atualizados tornou-se fundamental.

“Hoje, mudanças legais tornaram-se muito mais dinâmicas. Adequar-se dentro do tempo apontado é um dos grandes desafios para estes profissionais. Caso falhem geram  imensuráveis prejuízos para suas empresas. Um dos efeitos dessa “revolução legal” é a busca constante destes profissionais por atualizações. Sejam através de cursos, seminários, workshops e até a volta às salas de aula para uma nova graduação. Para um contador, por exemplo, seria impossível viver de conhecimentos pretéritos e de velhos hábitos. Hoje, nascem novos profissionais, melhor remunerados e com uma qualidade superior de trabalho”.

Portanto, é preciso que os empresários entendam a importância da presença de profissionais especializados para pensar e acompanhar o planejamento tributário da organização. Além da carga tributária nacional ser muito pesada, o Fisco está cada vez mais rigoroso e as penalidades impostas a quem não atende às exigências podem causar um grande transtorno.


Compartilhe