Blog

Contador do futuro: entenda a importância de se atualizar

Compartilhe

O mundo e a tecnologia estão em constante evolução, no universo contábil não é diferente. Os escritórios tendem a inserir cada vez mais tecnologia em suas rotinas. Surge, então, a seguinte pergunta: como será o futuro do contador?

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o papel do contador no futuro e a importância de se manter atualizado. 

Ao longo dos anos, a área contábil vem sofrendo mudanças e a tecnologia é um fator significativo nesse processo. Com a modernização, novas tendências vêm transformando o dia a dia dos escritórios de contabilidade.

A figura do contador que só ficava dentro do escritório, conhecido pela figura de “guarda-livros”, foi se transformando, até ficar no passado de vez. Com isso, aquele que melhor se adapta às mudanças, assim como na evolução humana, “sobreviverá” e dominará o mercado. Muitos dizem que qualidade não é mais um diferencial, mas uma obrigação. Então, use a tecnologia a seu favor. 

O futuro dos escritórios contábeis

O que se realiza em um escritório contábil passou a ser parcialmente – ou totalmente – remoto com a pandemia. Dentro disso, estão as adaptações aos avanços tecnológicos, as mudanças de lei, novas práticas de gestão e outras mudanças naturais do trabalho.

O profissional precisa acompanhar as mutações e algumas características vêm se mostrando essenciais para o contador se manter ativo no mercado, são elas: 

  • Ser multitarefas; 
  • Desenvolver inteligência emocional e lidar com conflitos interpessoais dos clientes, o que auxilia muito no cotidiano e pode levar o contador para cargos de gerência e liderança;
  • Ter uma boa comunicação que seja clara e eficaz;
  • Estar sempre por dentro das novas tecnologias. 

A contabilidade on-line vem ganhando cada vez mais espaço e essa movimentação só tende a progredir. Solucionando as dores dos clientes e ouvindo a insatisfação dos empresários que sentem o peso dos honorários contábeis, algumas startups adotaram a tecnologia para automatizar processos. Com isso, a contabilidade consultiva vem crescendo, onde o contador conquista certo protagonismo dentro das empresas dos clientes, ocupando um lugar estratégico nas decisões.

O contador dor futuro usa a tecnologia à favor do seu escritório

O futuro da contabilidade está diretamente ligado à tecnologia. É preciso acompanhar as novas tendências, levando a empresa contábil para o mundo digital. Assim, será possível atender clientes do país todo por meio da internet, utilizando soluções de gestão em nuvem. A nuvem é uma grande aliada na automatização de parte do seu processo interno, dando produtividade aos colaboradores e reduzindo custos, podendo ajudar, inclusive, a aumentar a carteira de clientes. 

A contabilidade tradicional é focada, prioritariamente, nas obrigações acessórias para o governo, consumindo grande parte do tempo das organizações contábeis. O contador do futuro tem sua produtividade gerada pela automação dos processos, que antes eram demorados, conseguindo mais tempo para olhar para a estratégia do cliente e se relacionar com os empresários, entendendo suas dores e suprindo carências. 

Esse ano, a Nasajon lançou a Nasajon ANA, uma área de negócios focada em Inteligência Artificial para escritórios de contabilidade. Com a ANA, é possível automatizar os processos manuais da folha de pagamento e ainda ter a garantia de que todas as informações estão alinhadas em um banco de dados único. Assim, seu escritório não precisa ter mais de um software para conferir informações, a ANA faz isso por você.

O processamento de dados ganha uma velocidade considerável e a geração de análises ganha poder de escala, transformando o antigo digitador de dados em um cientista de dados financeiros e contábeis. A tecnologia oferece agilidade e versatilidade, permitindo que um único contador seja capaz de atender centenas de empresas, agregando mais valor aos seus serviços e, dessa forma, ganhando reconhecimento profissional no mercado  e sendo fator indispensável no sucesso das empresas. 

Gostou deste artigo? Então, assine aqui a Nasajon Notícias e esteja sempre por dentro dos nossos conteúdos! 

Por Franciele Oliveira.


Compartilhe