Os indicadores de economia nos mostram PIB negativo, juros e dólar altos, expectativa de inflação acima da média e outros fatores negativos da economia que são fortalecidos diariamente pelas manchetes dos grandes jornais e, com isto, o pessimismo aumenta no empreendedor e consumidor. Seria o momento, então, de cortar gastos? Errado. É hora de analisar o problema e encontrar soluções para tornar a crise uma oportunidade de crescimento e fidelização de novos consumidores, afinal, com o pessimismo aflorado, a relação entre empresa e consumidor fica menor. De um lado, menos investimento. Do outro, menos potencial de consumo.
Porém nem tudo é tão negativo quanto aparenta. Cabe a cada empresa analisar o mercado, seu consumidor, o que faz com que ele consuma o produto disponível e o porquê dele ter trocado de marca ou desistido de uma compra. Tudo baseado em informações concretas que podem ser coletadas através de pesquisas para saber exatamente o que está acontecendo com a relação da empresa para o consumidor. A relação que existe é ampla e acontece a partir do momento que o consumidor entra em contato com a marca. Esse contato pode ser feito através de uma publicação no Facebook, um SMS enviado, e-mail marketing, ponto de venda, uma ação programada em um local e inúmeros outros momentos.
Mas como vender na crise?
Vender na crise é mais do que a relação da empresa com o consumidor. Mas, a relação com o consumidor pode fazer você ser escolhido ao invés do seu concorrente, claro, se a experiência dele com a empresa tiver sido positiva. Não é impossível vender na crise, talvez, o consumidor esteja receoso em consumir, mas cabe a você o investimento necessário para que o receio vire lucro. Para vender, a empresa deve conhecer quem irá consumir o seu produto, saber se o preço está adequado ao público, conseguir fazer com que esse consumidor conheça e tenha o desejo em adquirir o que é oferecido etc. Ainda sobre como vender na crise, separamos quatro dicas.
1 – Conheça e avalie o problema;
2 – Tenha ciência de todos os cortes e investimentos;
3 – Conheça o seu cliente;
4 – Mantenha uma relação próxima ao cliente (Informe-o sobre suas qualidades).
Aliado a isso, o empreendedor não deve cortar gastos que estejam ligados ao setor de marketing, publicidade, propaganda etc. Todos esses setores trabalham com a base da empresa, o consumidor. E, devido o consumidor estar cuidadoso, devido à crise, sua empresa deve se destacar das demais, por isso, é um momento de investimento em comunicação e propaganda para que sua empresa não fique para trás e consiga ultrapassar seus concorrentes.
Não deixe que a crise atrapalhe seu otimismo, não forme sua opinião com manchetes pessimistas e posts no Facebook, tenha calma e pense: Qual é o crescimento que eu espero nesse segundo semestre? Estabeleça as metas e batalhe para alcançá-las. Busque bons profissionais que possam lhe auxiliar no projeto e faça da crise uma oportunidade de crescimento.
As informações são do Mídia Publicitária.