Blog

ERP não vai substituir o Contador Estratégico: saiba o motivo no vídeo!

Compartilhe

O sistema ERP vai substituir o Contador? Se você é profissional da área Contábil, provavelmente já se perguntou sobre isso. A boa notícia é que os sistemas de gestão empresarial não são inimigos dos profissionais contábeis: eles são grandes aliados do Contador e ajudam na gestão da Contabilidade Consultiva, que é a grande tendência do mercado atual.

André Charone, Contador , empresário e apresentador do programa Conexão Contábil, em Belém do Pará, falou sobre o assunto na Semana da Contabilidade, que aconteceu nas nossas redes sociais. Assista ao vídeo e confira o conteúdo abaixo.

ERP é aliado do Contador Consultor: entenda o porquê

De acordo com Charone, os sistemas de ERP só vão substituir o Contador tradicional, aquele que é apenas um “guarda-livros”, que só faz a parte burocrática. “O contador estratégico sabe  utilizar os sistemas como uma ferramenta para produzir informações de qualidade para os clientes a um custo menor. Então, ele consegue, com uma estrutura reduzida, atender a um grande número de clientes, e isso faz toda a diferença”, conta.

Segundo ele, medidas simples como essa fazem com que os empresários vejam que a Contabilidade vai além de atender obrigações acessórias e pagamento de impostos, e fazem com que os profissionais sejam mais bem vistos. “Aqui na Belconta, em Belém, nós tivemos empresários que procuraram a nossa empresa para encerrar as atividades, e por meio de uma consultoria e acompanhamento financeiro, nós conseguimos reverter a situação e fazer com que essas empresas passassem a lucrar novamente”, conta.

Como mostrar ao seu cliente que você pode ser um Contador Estratégico

Segundo Charone, é importante que os Contadores mostrem aos seus clientes que ele pode fazer mais do que tributação. A principal delas é estar sempre próximo à eles, seja fisicamente ou virtualmente.”Pelo menos uma vez por mês participe de reuniões com eles, dê feedbacks em relação ao números que eles estão apresentando e mostre demonstrações contábeis verdadeiras. Mesmo para empresas do Simples Nacional é importante que tenham uma contabilidade organizada para saber se estão tendo lucro ou prejuízo e como que está a movimentação econômica e financeira. Preste serviços de qualidade”, finaliza.

Por Beatriz Doblas


Compartilhe