Blog

Erros e acertos no empreendedorismo digital

Compartilhe

Os empreendedores costumam errar e aprender com seus erros. No mundo online, não poderia ser diferente.

Veja os erros mais comuns e tente evitá-los ao abrir um negócio digital:

1. Escolher um mercado pequeno. Algumas vezes você escolhe um nicho tão específico que simplesmente não tem dinheiro lá. Se você não conseguir provar que seu negócio é relevante ou se você pegar 5% do mercado, a briga acaba no começo.

2. Levantar pouco dinheiro. Startups precisam de dinheiro. Se por um lado a regra geral é que você tem que tentar protelar ao máximo a busca de capital externo para evitar frustração, perda de foco e diluição muito cedo, você deve tentar levantar capital para 18 meses.

3. Dedicação parcial. Uma startup de tecnologia é uma trajetória dificílima que deve ser encarada com as 24 horas de cada um dos sete dias da semana com dedicação. Está longe de ser um negócio de dedicação parcial de corpo ou de espírito.

4. Não estar pronto para empreender. Se você acabou de ter um filho, comprou um apartamento, tem dívidas para pagar e a sua startup é a única fonte de renda da sua casa e você não tem reservas, você não vai aguentar o tranco e vai muito rapidamente ter que voltar frustrado para o mercado.

5. Não se preparar. O processo de aprendizado garante que o máximo possível aconteça de forma teórica antes de a música começar, senão você corre o risco de pagar uma conta de custo de aprendizado maior do que imagina.

Fonte: Exame


Compartilhe