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Estratégias indispensáveis para alavancar os resultados do seu varejo

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Estratégias para impulsionar o seu varejo e encantar clientes

O objetivo deste artigo é trazer à luz novas ideias para inovação, tanto para você que está no início do seu negócio, quanto para aqueles que o exercem há anos, na prática. De tempos em tempos, é de suma importância analisar o contexto em que o seu negócio está inserido, pois, apenas assim, os resultados recolhidos serão positivos. 

Dessa forma, apresentaremos 3 dicas para impulsionar o seu varejo, encantar os seus clientes com um atendimento de excelência e fidelizá-los. Ainda, você entenderá como se diferenciar em um mercado competitivo, com o uso de ferramentas e sistemas que possibilitam agilizar os processos cotidianos. 

Defina uma estratégia

Existem metas e métodos que buscam ajudar os empresários a criar uma gestão mais eficiente, profissionalizando, cada vez mais, o seu varejo. O planejamento estratégico é o processo de definir os objetivos, as metas, as habilidades e os recursos de uma empresa e tentar mantê-los ajustados entre si.

O primeiro passo é desenvolver a missão, ou seja, a razão de existir da empresa. O segundo é a visão e onde essa quer chegar a longo prazo. Posteriormente, o enfoque nos valores possibilita compreender as atitudes e iniciativas valorizadas na cultura empresarial.  

Por fim, defina uma meta a ser cumprida dentro de um período e organize datas para atingi-la; se pergunte: qual é o objetivo que pretendo alcançar? Uma boa dica para o momento de planejamento é desenvolver a matriz SWOT, um método para avaliar o cenário em que a empresa está inserida. São analisadas internamente as forças e fraquezas e, externamente, as oportunidades e ameaças. Faça a sua Matriz SWOT. Esses materiais (objetivos, missão, visão e valores e a matriz SWOT) devem ser sempre atualizados de acordo com o crescimento da empresa, o posicionamento da marca e o formato do seu varejo.  

Invista em Marketing

Esta estratégia possibilita analisar quantos concorrentes a sua empresa tem e como você quer se diferenciar deles. Para começar, você deve ter um posicionamento de marca que condiz com a missão, visão e valores definidos nas metas. A partir disso, será possível criar ações e campanhas alinhados com a marca. Existem diferentes estratégias de marketing que influenciam diretamente as vendas no varejo. 

O visual merchandising é uma delas. Ele é essencial para causar uma boa primeira impressão no seu público-alvo. Afinal, é importante criar um ambiente que combine com o posicionamento da marca, atraia clientes e exponha bem os seus produtos e serviços.  Aproveitar datas comemorativas para fazer promoções com campanhas criativas também é uma das ações de marketing que tem grandes resultados. Faça um calendário de datas, como, por exemplo, o “Dia do Consumidor”. Mas, não se esqueça: os conteúdos devem estar sempre de acordo com os valores propostos pelo seu negócio. 

Conte com um sistema de apoio

Em um negócio varejista, as várias obrigações fiscais tornam difícil o controle das operações sem um sistema integrado. Além disso, é preciso otimizar o tempo de atendimento ao cliente, evitando possíveis transtornos. Por isso, busque um sistema que seja rápido e eficiente na hora de recolher dados de clientes, realizando operações complexas em um curto período de tempo. 

Procure também um sistema de loja integrado a um sistema de estoque. Assim, os produtos são contabilizados diretamente no estoque quando uma venda é realizada e você tem um controle maior das quantidades disponíveis, além de ser avisado quando precisa realizar um novo pedido ao fornecedor.

O sucesso do seu negócio depende de uma série de eventos interligados e quaisquer perdas nesse processo podem resultar em um custo alto e inesperado. Então, não deixe para depois a gestão do seu Varejo!


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