O debate “Desafios e oportunidades no mercado de outsourcing no Rio de Janeiro” será mediado pelo Sócio-fundador da Nasajon, Claudio Nasajon, que representará a empresa.
O evento acontecerá no dia 13 de abril às 11h30 no Hotel Guanabara e possui vagas limitadas. A Abrapsa (Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2006 com o objetivo de promover o setor de outsourcing no Brasil.
Continue lendo o artigo e entenda melhor como funciona o outsourcing!
O que é outsourcing
Primeiramente, o outsourcing é um modelo de parceria empresarial em que uma companhia contrata o serviço de outra, que é especialista em determinada área, para atender as necessidades da primeira nessa área específica.
Nesse sentido, a colaboração tem como objetivo maior fazer com que a empresa contratante ofereça um produto ou serviço mais competitivo no mercado. As duas principais formas de fazer isso são: tornar a empresa mais enxuta, para que ela se concentre melhor nas suas atividades principais; e agregando valor e impactando positivamente nessas atividades mais relevantes.
Assim, o outsourcing permite que a empresa se qualifique mais, sem precisar aumentar a folha de pagamento, com a contratação de mais colaboradores, e evitando a seleção e treinamento de profissionais que isso exige. Isso é uma grande vantagem no mercado atual, que estimula estruturas enxutas e processos ágeis.
Outsourcing ou terceirização?
O outsourcing é um tipo de terceirização especializada. Isso porque, a terceirização costuma contratar pessoas para tarefas que exigem menos capacitação, como portaria, segurança e limpeza, e que não tem grande influência no produto final que a empresa oferece. O outsourcing, por outro lado, entrega soluções técnicas e impacta diretamente no que a companhia entrega no mercado.
Além disso, enquanto a terceirização tem como objetivo a redução de custos, o segundo modelo não necessariamente tem essa finalidade. É comum que os serviços de outsourcing sejam oferecidos nos setores de: TI, finanças, contabilidade, marketing, planejamento estratégico, logística, vendas, recursos humanos e assessoria jurídica.
Vantagens do outsourcing
Confira alguns benefícios desse modelo de trabalho.
Foco
Os colaboradores da empresa contratante poderão se concentrar nas atividades mais relevantes para gerar valor ao cliente.
Performance
Contratando especialistas, a qualidade do trabalho aumenta, e por consequência, a produtividade também cresce.
Aprendizado
Nasce uma oportunidade para troca de conhecimentos entre a companhia contratada e a contratante.
Flexibilidade
Com menos tarefas para resolver, a empresa contratante aumenta sua capacidade de adaptação.
Gestão estratégica
Como os gestores da companhia contratante não costumam comandar diretamente os funcionários de outsourcing, eles despendem menos tempo com gestão de pessoas. Assim, podem se concentrar no planejamento estratégico e em como melhorar a entrega da atividade-fim da empresa.
Maior colaboração
Quando a estrutura da empresa é reduzida, é mais fácil quebrar sigilos organizacionais, aumentando a colaboração e a confiança entre os funcionários.
Orçamento flexível
Esse modelo de negócio resulta em menos custos fixos e mais custos variáveis, permitindo uma gestão mais racional das finanças.
Menos riscos trabalhistas
Com menos colaboradores com vínculo empregatício com a empresa contratante, ela corre menos riscos trabalhistas.
Conheça mais sobre outsourcing com Abrapsa
Segundo o levantamento da Deloitte em 2022, mais da metade das empresas utiliza ou considera a utilização de serviços de outsourcing. E isso não acontece sem motivo: esse tipo de parceria é vantajoso para se manter competitivo no longo prazo, mesmo que possa ter um custo alto no curto prazo. Quer entender melhor sobre o mercado do Outsourcing?
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