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Home office em 2021: aprenda 4 dicas para garantir a produtividade em casa

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Depois de quase 1 ano de home office forçado pela pandemia, você precisa conferir dicas para renovar o ambiente e aumentar a produtividade

O modelo de trabalho em Home Office já vinha sendo uma prática adotada por milhares de pessoas ao redor do mundo, em seus mais variados segmentos profissionais. Diante de todo o cenário provocado pela Covid-19 no início do ano de 2020, trabalhar em casa tornou-se uma das diversas alternativas para conter o avanço do novo vírus, e pelo bom desempenho observado, pode vir a se tornar uma nova realidade em algumas empresas.
Segundo uma pesquisa realizada pela SalesForce, empresa especializada em ferramentas de CRM, 52% entre dois mil profissionais brasileiros estão dispostos a trocar de emprego para manter o home office em 2021.

Além deste modelo de atividade propiciar mais segurança ao funcionário diante de um momento tão delicado em que estamos vivendo, evitando contaminação no ambiente de trabalho ou no caminho para chegar até a empresa, também oferece maior conforto ao libertá-lo de todo o protocolo de vestimenta formal.

No entanto, mesmo com várias vantagens, o trabalho remoto pode ser muito mais difícil do que parece se não adotarmos posturas corretas. No conforto de casa, é comum que o funcionário trabalhe além do tempo indicado ou, na pior das hipóteses, permita que a procrastinação resulte em um acúmulo de atividades e com isso, tenha a sua produtividade afetada.
Sabendo que em 2021 este novo modelo de trabalho ainda vai continuar, preparamos 4 dicas para que você e o seu time de colaboradores mantenham a produtividade em alta durante o Home Office!

Vamos lá?

1 – Estabeleça a sua própria rotina e não esqueça que você tem uma vida pessoal!

Segundo Pitágoras, um filósofo, matemático, astrônomo e músico grego pré-socrático, “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito!”. Bom, diante do acúmulo de títulos, deu para perceber que, de fato, a organização esteve presente em sua vida de modo a garantir que todas as atividades fossem realizadas com maestria.

Ou seja, seguindo este exemplo, para que o seu Home Office renda de maneira produtiva, é preciso que você organize a sua rotina semanalmente. Defina horários para acordar, tomar café da manhã, fazer as atividades que precisa e, por fim, trabalhar. Dessa forma, seus horários não ficarão apertados e sua agenda dificilmente ficará desorganizada.

Além disso, uma dica boa é sempre deixar uma horinha separada para os imprevistos, afinal, sabemos que eles acontecem com mais frequência do que gostaríamos.

E o mais importante, saiba a hora de parar! Jornadas estendidas, além de fazerem mal para a saúde, não colaboram em nada com a produtividade no trabalho.

2- Deixe o celular fora da mesa de trabalho

Se o seu celular não é útil no seu dia a dia de trabalho, não tem pra que ele permanecer em cima da sua mesa o tempo todo. Afinal, sabemos que diante das novidades contidas nas redes sociais, é comum que a cada notificação que apareça na tela, nossa curiosidade seja aguçada. Agora, você precisa do celular por perto durante a sua jornada diária de trabalho? É só desativar as notificações das redes que você não utiliza.

Além disso, escolher um ambiente silencioso, com boa iluminação e sem demais distrações é super importante para te ajudar na concentração necessária para a realização das suas atividades.

Uma boa tática é trabalhar sempre em locais que tenham porta, assim, as pessoas que moram com você saberão que se a porta estiver fechada, você está no seu horário de trabalho e você não perderá o foco com ninguém entrando e saindo o tempo todo.

3- Trabalhe 1 hora seguida e faça pausas de 5 minutos

Uma boa gestão do seu tempo, além de otimizar a sua rotina de trabalho, não te sobrecarrega ao longo do dia. Trabalhe 1 hora seguida e faça pequenas pausas de 5 minutos para beber água, se alongar e dar um descanso para a cabeça e para o corpo.

Sabemos que na correria do dia a dia, a rotina de todos os profissionais é cheia de afazeres. Por isso, as pausas no trabalho são importantes para evitar que o funcionário se sinta sobrecarregado e sofra de bloqueio de criatividade e falta de atenção.

4- Utiliza ferramentas de organização e não sinta vergonha em pedir ajuda

Atualmente, com tanta tecnologia inserida na forma como trabalhamos, é mais do que lógico fazermos uso da mesma em nosso próprio benefício. Com o auxílio de plataformas de gestão de equipes, de organização de tarefas e de videoconferências, você garante ótimos aliados para manter a produtividade lá no alto durante o seu período em Home Office.

Com algumas dessas ferramentas, como o Trello, por exemplo, além de poupar tempo e economizar com milhares de papéis e “Post its”, você consegue compartilhar com a sua equipe toda a sua rotina de trabalho. Não é demais?

Além disso, outra dica importante é não sentir medo de pedir ajuda. Trabalhar em equipe sempre resulta em resultados melhores, tanto para você quanto para a empresa. Ou seja, está com dúvidas em algum tema ou teve uma ideia e não sabe como desenvolver? Peça ajuda aos seus colegas de trabalho e troquem experiências, afinal, duas cabeças ou mais pensam melhor do que apenas uma.

Por Anna Maia.


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