Blog

Intraempreender: o jeito certo de começar um negócio

Compartilhe

A palavra ainda não entrou em uso no vocabulário dos administradores de empresa. Entretanto, muitos já o fazem, mesmo sem conhecer o conceito e, por isso, estão à frente em seu segmento de atuação.

Intraempreender significa dar a todos os participantes de sua cadeia empresarial a chance de ajudarem para que seu empreendimento cresça. Primeiramente, é preciso criar um programa de incentivo bem estruturado. Qualificação de pessoal, mentoria e tempo para dedicar-se não somente à empresa, mas aos conceitos que cada colaborador pode trazer em benefício da organização.

Desta forma, o segundo passo está em transformar a empresa na principal investidora de seus talentos, com a conta bem feita para os ativos tangíveis e intangíveis. Entretanto, não adianta querer mudar todo o sistema adotado até hoje de uma hora para outra. Para começar a intraempreender é preciso ainda planejar muito; montar um protótipo do que poderá ser o seu modelo de ecossistema e até prever como ele pode funcionar.

Adotar um modelo que não siga tanto a hierarquias, por exemplo, pode ser um bom começo. A ideia de intraempreender é uma das formas mais dinâmicas e eficazes para gerar valor entre todos os elementos, além de obter resultados reais, com o uso do potencial que cada colaborador tem de melhor a oferecer à companhia.

Fonte: Administradores


Compartilhe