Blog

IOF poderá ser restituído, caso haja antecipação de pagamento

Compartilhe

IOF poderá ser restituído, caso haja antecipação de pagamentoDe acordo com projeto apresentado pelo deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), o Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas a títulos ou valores mobiliários (IOF) poderá ser devolvido, no caso de pagamento antecipado da operação. O valor a ser restituído será proporcional ao tempo de antecipação em relação à duração do empréstimo.

A proposta prevê ainda que a restituição do IOF seja efetuada após solicitação feita pela instituição financeira que aceitar a quitação antecipada, em até três meses, a partir da data do pedido. A devolução será feita diretamente à instituição financeira, que por sua vez deverá efetuar o pagamento do valor da restituição ao contribuinte em até três dias úteis.

O projeto estabelece ainda que a restituição do IOF ficará condicionada à inexistência de débitos vencidos e não pagos à União. Segundo Rêgo Filho, o objetivo da proposta é proporcionar justiça fiscal aos contribuintes brasileiros.


Compartilhe