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LGPD: o que é e como ela pode influenciar no seu negócio?

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A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) modificou o modo como as empresas captam, armazenam e utilizam os dados de seus clientes. De modo geral, a sua função é garantir a todos mais segurança, privacidade e transparência quando se trata do uso de dados pessoais na internet.

Neste artigo, você irá entender a importância da lei, a sua influência no seu negócio e o que pode ocorrer em caso de descumprimento da mesma. Confira:

Entenda a Lei Geral de Proteção de Dados

Entenda a Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD, lei n° 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que atualiza o Marco Civil da Internet. O tema fundamental trabalhado pela lei é o tratamento de dados que dizem respeito a qualquer atividade que utilize uma informação pessoal na execução da sua operação. 

Você já acessou um site e recebeu uma notificação informando que aquela empresa usa cookies e pedindo permissão para que ela gerencie o seu uso? Se sim, você já viu um exemplo de como a LGPD funciona na prática.

A lei tem como objetivo oferecer uma proteção a mais para que os cidadãos não tenham suas informações vazadas ou hackeadas, evitando perdas monetárias em consequência de ataques cibernéticos. 

Clique aqui e saiba mais sobre a lei

Como a LGPD pode influenciar no seu negócio?

Com a implantação da LGPD no Brasil, as empresas precisaram mapear processos e realizar ajustes dentro e fora dos sistemas para adequação legal. A lei é válida para

aqueles que lidam com o tratamento de dados pessoais, sendo assim, pessoas físicas ou pessoas jurídicas estão dentro da aplicabilidade da LGPD.

Dessa forma, é necessário ter a consciência de que os materiais armazenados são sensíveis e utilizá-los da forma correta deve ser prioridade do empreendedor, empresa ou instituição.

Quando falamos da influência que a lei tem no seu negócio, estamos falando sobre benefícios e impactos que existem em torno da adequação à LGPD, como exemplo, temos os custos envolvidos na contratação de consultorias especializadas no assunto.

A própria mudança de processos internos e as adoções de medidas de segurança, físicas e cibernéticas, acabam tornando o processo de adequação mais difícil.

Em contrapartida, a lei vem trazendo oportunidades e vantagens competitivas, impulsionando negócios, promovendo racionalidade e transparência para aquelas empresas que se adequarem. Na era da informação, estar em conformidade com a proteção de dados pessoais será algo cada vez mais valorizado pela sociedade.

Quais são os impactos de não se adequar à LGPD?

A não adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados pode gerar consequências gravíssimas para o seu negócio. A LGPD prevê sanções de 2% sobre o faturamento e pode chegar até 50 milhões de reais por infração. Importante mencionar que, caso haja mais de uma infração, a multa será multiplicada.

Entretanto, existem outras questões que, mesmo não sendo tão debatidas, ainda podem impactar o seu negócio como um todo. São elas:

Má reputação para a sua empresa

Uma empresa que não adapta às suas práticas ao que é demandado por lei, acaba por abalar a sua estrutura, transmitindo uma imagem negativa para o mercado e para os seus clientes.

Perda de parceiros

Grandes empresas costumam ser bem rigorosas na busca de parcerias. Elas querem garantir que suas aliadas estão em dia com suas obrigações fiscais e tributárias. Pensando nisso, ter um histórico de problemas com a LGPD pode trazer empecilhos com parceiros e clientes próximos. 

Exclusão de dados

A LGPD ainda prevê o bloqueio e até mesmo a exclusão dos dados pessoais adquiridos, caso chegue a identificar que a empresa está captando ou realizando o tratamento dessas informações de maneira inadequada.

Nenhum empresário quer sofrer consequências deste tipo em seu negócio. Fique atento em como a sua empresa armazena esses dados e não deixe de ajustar a sua empresa às boas práticas de segurança da informação.

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Por Julia Cavalcante


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