Blog

Novo comprovante de inscrição no CNPJ permite emissão pela Internet

Compartilhe

O novo modelo de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, promete reduzir tempo, custo e burocracia na abertura de empresas.

O modelo agora possui um código de  autenticidade, que pode ser consultado por meio do Portal Nacional da Redesim – iniciativa composta por diversos órgãos que integram o processo de registro e de legalização de pessoas jurídicas.

Comprovante evita deslocamento para registro de CNPJ

A novidade é um avanço na prestação de serviços aos empreendedores brasileiros, já que não será preciso se deslocar a estabelecimentos físicos para obter um e-CNPJ junto a uma autoridade certificadora, ou seja, a Junta Comercial, os Cartórios de Registro Civil de Pessoa Jurídica ou a OAB.

Agora, as autoridades certificadoras poderão consultar, de forma remota, se quem solicitou o e-CNPJ integra o quadro de sócios e administradores da empresa, possibilitando a realização de conferência e garantindo a emissão do Certificado Digital.

Custos com abertura de CNPJ também são reduzidos

Além de otimizar o tempo, a ferramenta também diminui os custos envolvidos no processo de abertura de uma empresa: antes, a única alternativa era a obtenção do CNPJ junto aos órgãos de registro mediante o pagamento de taxas.

Antigo comprovante não será extinto

O antigo Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ, sem o código de autenticidade, continuará existindo e pode ser acessado pela página da Receita Federal. Lembrando que se você pretende ser MEI – Microempreendedor Individual -, basta acessar o Portal do Empreendedor.

Portal Redesim: sistema facilita solicitações feitas pelo empreendedor

O portal Redesim – Rede Nacional para Simplificação do Registro e Localização de Empresas e Negócios – é um sistema criado este ano com o objetivo de facilitar todo o processo de abertura de empresas no Brasil.

Ele integra informações e processos de todos os órgãos responsáveis por registro e inscrição das empresas, alterações e baixas, além das juntas comerciais. Dessa forma, as solicitações do empreendedor são feitas totalmente pela Internet.

Por Beatriz Doblas.

 


Compartilhe