Blog

Novos procedimentos do CAGED

Compartilhe

Foi publicada a Portaria nº 1129/2014, que esclarece as novas regras para o envio do CAGED ao Ministério do Trabalho e Empresa, o MTE.

Existem, agora, duas formas para envio da obrigação. O empregador deverá proceder da seguinte maneira. Confira:

– Fazer uma consulta prévia ao site do MTE sempre que houver admissão de novo empregado.

– Informar imediatamente ao MTE, por meio do CAGED, sobre a admissão na data de contratação, quando o trabalhador estiver requerendo ou em percepção do benefício seguro-desemprego.

– Informar ao MTE, na data do registro do empregado, quando o mesmo decorrer de ação fiscal conduzida por Auditor-Fiscal do Trabalho.

Os trabalhadores que forem declarados previamente não seguirão no CAGED da competência. As empresas deverão consultar a situação dos trabalhadores que estão requerendo ou em percepção do seguro-desemprego no site do MTE. Clique aqui para conferir.

A partir do dia 12 de agosto, começará o envio opcional das admissões pós consulta. Excepcionalmente neste dia, será possível enviar as admissões referentes ao período de 01 a 12 de agosto. A partir do dia 13, somente poderão ser enviadas as admissões no dia da admissão.

O “CAGED tradicional” continua sendo enviado até o dia 07 do mês subsequente ao da competência e as orientações para o seu preenchimento não foram alteradas.

Os empregadores que não atenderem às exigências da Portaria estarão sujeitos às multas previstas nas Leis 4.923/65 e 7998/90. Os procedimentos existentes passam a vigorar no prazo de 60 dias após a data de sua publicação. O início do período da declaração será 01/10/2014.


Compartilhe