Blog

O jeito certo de administrar as finanças do seu negócio

Compartilhe

O sucesso e o crescimento das pequenas empresas são medidos, entre outros aspectos, através do lucro gerado pelo faturamento. Por isso, empreendedores devem estar sempre atentos para não cometer erros que possam comprometer as finanças do seu negócio.

Veja algumas dicas para sua empresa nunca ficar no vermelho:

1. Saiba o quanto cobrar pelo seu produto. Ao determinar o preço correto do serviço ou produto da sua empresa, o empreendedor saberá controlar melhor as suas vendas. Além disso, as estratégias de preços devem ser baseadas na demanda dos consumidores e não só nos custos de produção.

2. Planeje a longo prazo. Para que a sua empresa cresça é preciso planejar. E, para calcular o retorno sobre o investimento, o ROI, três parâmetros devem ser considerados: os investimentos atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de retorno utilizada para o cálculo.

3. Faça orçamentos anuais. Um orçamento anual eficiente deve contemplar três cenários diferentes: real, otimista e pessimista.

4. Calcule a margem de lucro. Para calcular a margem de lucro, o ideal é tentar incluir a parcela de custos fixos operacionais que o preço de vendas deve cobrir.

5. Crie uma política de descontos. O empreendedor deve conhecer bem a sua empresa para escolher a política de descontos que fica melhor no seu negócio. O mais importante é tentar entender a disposição do público em comprar os produtos do seu negócio.

Fonte: Exame


Compartilhe