Blog

Os tipos de computação em nuvem direcionados para sua necessidade

Compartilhe

O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados, interligados pela Internet. Suas vantagens são inúmeras, mas a principal é facilitar e agilizar o envio e armazenamento dos seus documentos e informações.

Atualmente, a computação em nuvem é dividida em seis tipos:

IaaS – Infra-estrutura como Serviço (Infrastructure as a Service): quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com uma configuração que se adeque à sua necessidade.

PaaS – Plataforma como Serviço (Plataform as a Service): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, por exemplo.Uma empresa que utiliza esse tipo de computação em nuvem é Windows Azure.

DaaS – Desenvolvimento como Serviço (Development as a Service): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing, como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.

SaaS – Software como Serviço (Software as a Service): uso de um software em regime de utilização web.  Google Docs, Microsoft SharePoint Online e Nasajon Sistemas são empresas que utiliza esse tipo de computação em nuvem.

CaaS – Comunicação como Serviço (Communication as a Service): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante.  Microsoft Lync utiliza esse tipo.

EaaS – Tudo como Serviço (Everything as a Service): quando se utiliza  infraestrurura; plataformas; software; suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

As informações do artigo são do Oficina da Net.


Compartilhe