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Para inovar é preciso ouvir o cliente

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A maioria dos empresários está consciente do papel da inovação para a prosperidade dos negócios e a sustentação de sua posição no mercado. Mas a questão chave para a inovação bem sucedida ainda é focar nas necessidades dos clientes, tendo em mente o desafio que é conhecer quais são elas.

Em primeiro lugar, é preciso se aprofundar para identificar o desejo do seu público alvo. Soluções inovadoras só contam se forem também eficazes para impactar os clientes.

Existem diversas forma de inovar e uma delas é a básica: através de pesquisas de satisfação para avaliar o produto e buscar formas de melhorar sua percepção.

Com as mídias sociais, ficou mais fácil realizar essa pesquisa informalmente e, até mesmo, identificar pontos fortes e fracos através de comentários espontâneos.
A própria propaganda ganha mais confiança quando é realizada por um cliente nas redes sociais porque os usuários tendem a acreditar mais na recomendação de uma pessoa da sua rede.

Depois desse nível, vem a inovação relativa – que é o aperfeiçoamento do produto original para atender as novidades do mercado.
Para isso, é fundamental estar atualizado e antecipar necessidades, principalmente em um mundo que se transforma a cada minuto.

Dessa forma, é possível direcionar soluções inovadoras de acordo com o que o mercado realmente busca. Afinal, boas inovações dependem, sim, de criatividade. Mas além disso, é preciso preparo e informação.

Ideias valiosas aliadas à apuração da opinião do cliente é, definitivamente, uma das equações para o seu sucesso.


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