Blog

Patenteie a sua invenção

Compartilhe

patentes2patentes2Você teve uma boa ideia depois de um grande momento de inspiração? Muito bom, mas é preciso tomar alguns cuidados para que ela não seja copiada por terceiros.

A maneira mais segura de proteger sua criação é pelo sistema de patente. É importante que você registre seu produto/serviço antes mesmo de contar sobre ele para alguém. Mas para isso, é preciso que realmente seja algo inovador e que possa ser industrializado.

Como ter a certeza que sua ideia é nova? Basta entrar no Banco de Patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e se realmente for uma ideia nova, você pode solicitar o registro de patente. Para que a inscrição seja validada, é preciso ter um relatório descritivo do produto, alguns formulários preenchidos e mais alguns detalhes técnicos que podem variar com a natureza do produto/serviço.
Depois da inscrição feita, você receberá um número de protocolo enquanto sua solicitação é analisada. Em até dois meses sairá a resposta sobre o protocolo.

Você também pode registrar sua marca para protegê-la, porém com uma intenção diferente. Desta forma, você garante que apenas pessoas autorizadas podem utilizar a marca que você criou, o que evita cópias ou difamações.

Veja mais informações no site do INPI.


Compartilhe