Computação em nuvem, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e outras tendências já estão transformando a rotina das empresas e escritórios e, consequentemente, a vida dos seus clientes.
Nos últimos anos, percebemos cada vez mais a influência da tecnologia automatizando processos que antes eram manuais e diminuindo o retrabalho nas empresas e escritórios.
Segundo pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), os investimentos em tecnologia tiveram alta de 15,5%. A expectativa é de que, no ano de 2023, os valores cheguem a US $6,8 trilhões.
Nesse sentido, o que antes era considerado um diferencial por diretores e empresários, agora é uma questão essencial para manter o negócio (de todos os portes e setores) competitivo no mercado.
No artigo de hoje, separamos algumas tendências tecnológicas para beneficiar o seu negócio.
Computação em nuvem
A habilidade de acessar e utilizar a informação tornou-se importante fonte de vantagem competitiva. Quando se fala em computação em nuvem, se fala na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet.
O Cloud Computing é um serviço de computação baseado na internet, no qual é sintetizada pelo poder de utilizar recursos de TI sob demanda de armazenamento de dados, redes e aplicações em ambientes compartilhados, de maneira integrada.
Atualmente, é praticamente impossível encontrar uma empresa que não utilize a nuvem, mesmo que de maneira inconsciente.
O Google Docs, por exemplo, oferece uma porção de ferramentas no estilo Office, com as quais você pode acessar um ótimo processador de textos, uma ferramenta para planilhas e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides.
Mas esse é apenas um exemplo entre vários.
Uma vez que esteja devidamente conectado ao serviço online, você poderá trabalhar de qualquer lugar e acessar tudo o que precisa a qualquer hora, mantendo as informações sincronizadas em tempo real.
A computação em nuvem pode ser o ponto inicial de transformação digital, trazendo benefícios como otimização de processos, soluções avançadas de segurança, otimização no consumo de recursos, continuidade do negócio, entre muitos outros.
Essas inovações potencializam a lucratividade da sua empresa, além de trazerem velocidade de atuação e modernidade para o seu negócio.
Inteligência Artificial
Uma tecnologia que está completamente consolidada e sempre em evolução são as IA’s.
A inteligência artificial trata-se, basicamente, de máquinas ou modelos de sistemas que se assemelham ao cérebro e à inteligência humana. Coletando diferentes informações e sendo capazes de realizar tarefas distintas, os mecanismos de IA estão diretamente relacionados com a habilidade de analisar dados de modo geral e de atingir uma velocidade de pensamento além da humana. É importante lembrar, no entanto, que a IA não visa substituir os seres humanos em suas funções, e sim auxiliar nas tarefas e desafios que venham a aparecer, tornando-a muito importante para a evolução do nosso desempenho na execução de tarefas rotineiras.
Quase todos os aparelhos e sistemas tecnológicos que usamos possuem algum tipo de inteligência artificial, na sua totalidade ou em parte, como a Alexa, Siri, Cortana ou até mesmo a ANA, desenvolvida pela Nasajon. Dessa forma, estão muito mais inseridas no nosso cotidiano do que pensamos: câmeras de segurança, aplicativos de mapas e carros inteligentes são exemplos de como a IA está onipresente, cada vez mais, no nosso dia a dia.
Tendo isso em vista, uma pesquisa feita pelo IDC constatou que, só no Brasil, as IA’s, que usam o aprendizado por meio do padrão, o Machine Learning, alcançam 25% das empresas. Além dessa constatação, também foi visto que uma das tecnologias que mais estimula a economia é a inteligência artificial, o que torna esse mecanismo tecnológico essencial para o mercado atual.
Realidade aumentada
Quando falamos de tendências tecnológicas, muitas pessoas confundem a realidade aumentada com a realidade virtual.
A realidade aumentada é uma área do metaverso que tem a possibilidade de modificar a realidade ao nosso redor, a tornando cada vez mais diferente e podendo acrescentar itens virtuais em um ambiente real.
Sendo assim, para que, de fato, as experiências envolvendo a realidade aumentada funcionem, é preciso utilizar softwares específicos que podem ser acessados por uma câmera de smartphone ou com o uso de um óculos apropriado.
No entanto, existem alguns tipos de realidade aumentada para cada especialidade. São elas:
- Baseada em marcadores;
- Sem marcadores;
- Baseada na localização;
- Baseada em projeções;
- Baseada em sobreposição;
- Sem contorno.
Desse modo, setores como de entretenimento, marketing, saúde, moda e engenharia civil podem se adaptar às tendências tecnológicas implementando esta dimensão em games, aplicativos, processos cirúrgicos, criação de avatares e medição detalhada de terrenos.
Portanto, conforme as empresas e desenvolvedores trabalham para aprimorar esse setor, existe um grande desafio em trabalhar ou incluir a realidade aumentada nos dias atuais. Mostrar algo que não está em nossa dimensão e sim em outro plano, ou incluir qualquer conteúdo digital no metaverso não é uma tarefa nada fácil.
Mas é essencial compreender que quem não se adequar às tendências tecnológicas tem grandes chances de perder seu espaço no segmento de atuação. Nesse sentido, é essencial estar atento às novidades que a tecnologia oferece para o crescimento do seu negócio.
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Por Julia Cavalcante, Beatriz Evangelista, Ana Vargas e Lucas Falero