Blog

VIII Convenção de Contabilidade de MG destaca o novo papel do profissional contábil

Compartilhe

Assistir a palestras, participar de debates, ler e frequentar cursos de atualização são atividades que, cada vez mais, estão no dia a dia dos contadores. A Nasajon participa dos mais importantes eventos do segmento contábil e, em todos eles, palestrantes renomados dizem: “O papel do profissional contábil mudou, a chegada das normas internacionais de contabilidade (IFRS) vieram para consolidar a importância desse profissional como um consultor empresarial indispensável para a sobrevivência das organizações de todos os portes”. E na VIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, que começou ontem em Belo Horizonte, esse destaque está sendo reforçado.

A abertura do evento contou com a presença de personalidades como o presidente do CFC Juarez Domingues, o presidente do CRC-MG Walter Roosevelt Coutinho, o presidente do CRC-CE Cassius Coelho e a presidente do CRC-RJ Diva Maria de Oliveira, entre outros nomes importantes. Em seguida o Secretário adjunto de meio ambiente de Minas Gerais Augusto Horta e o presidente da Cemig Dr. Djalma Bastos de Morais, abordaram com maestria o tema sustentabilidade, mostrando como o profissional contábil pode contribuir para que as empresas cumpram suas obrigações com o meio ambiente.

E o inicio do segundo dia começou com muito conteúdo relevante. A palestrante Vânia Maria da Costa Borgerth, que desde 2004 ocupa o cargo de contadora chefe do BNDES, ressaltou como o cartão BNDES é vantajoso para as pequenas e médias empresas brasileiras se tornarem mais competitivas, pois facilita muito a compra de sistemas de gestão adaptados às normas internacionais.

O auge da manhã desta quinta-feira foi a exposição de Ricardo Lopes Cardoso, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que entrou nos detalhes do IFRS, mostrando com empolgação como a contabilidade era feita e o que muda no modelo simplificado (voltado para as PME´s) das normas internacionais. Amaro Gomes, representante da América do Sul no IASB, encerrou o primeiro painel da manhã dizendo que a implantação do IFRS irá gerar crédito mais farto e a menor custo para a pequena e média empresa no Brasil.

O diretor comercial da Nasajon Sistemas, Carlos Matos, está acompanhando cada detalhe do evento e afirma: “É bem verdade que não está sendo fácil para os profissionais contábeis se adaptarem a tantas novidades. É um momento de mudança e muita dedicação, mas tudo isso também representa desenvolvimento e o reconhecimento que a classe contábil tanto merece. E a Nasajon está aqui para acompanhar de perto e entender as necessidades dos profissionais, a fim de prestar um atendimento cada vez mais adequado e eficiente”.

Continue acompanhando os detalhes da  VIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais no Facebook e no Twitter da @nasajon.


Compartilhe