Blog

5 motivos para você investir num ERP na nuvem

Compartilhe

Está enfrentando lentidão e outros problemas na sua operação? Isso pode estar ocorrendo por conta da estrutura. Neste artigo você confere as vantagens de investir num ERP na nuvem!

Às vezes, passamos por uma fase no negócio em que parece que o ERP convencional parece limitar ou deixa de ser uma solução eficaz para as operações. Mas na verdade, este é o sinal de que você precisa seguir em frente para algo mais adequado ao dia a dia da empresa e às demandas atuais: mudar para o ERP na nuvem.

O ERP online gera inúmeros impactos positivos nos negócios. O funcionamento do sistema trabalha de uma forma mais dinâmica, com a gestão mais flexível, escalável, e, uma vez introduzido nas operações do seu negócio, ele tornará as tarefas mais simples para todos os colaboradores da empresa.

A minha empresa está pronta para migrar para o ERP na nuvem?

 

Depois de muito tempo trabalhando com o sistema ERP convencional, tenha certeza de que a sua empresa está pronta para fazer a transição para a plataforma no conceito cloud computing. O treinamento de uso do ERP na nuvem é basicamente o mesmo do convencional, não afetando o dia a dia dos seus colaboradores.

No futuro próximo, isso ajudará você a aumentar as vendas e melhorar a velocidade de atendimento aos clientes

Mas a grande questão é: como o ERP em nuvem realmente beneficia a sua empresa? É justamente por esse ponto que separamos 5 principais vantagens de se investir no ERP online.

 

Disponibilidade

Você lembra dos dias em que as empresas confiavam só na papelada para procurar e coletar informações? Isso era o inverso do conceito de disponibilidade. Mas com os sistemas ERP, tudo mudou.

Com o avanço da tecnologia, o que você precisa é de um dispositivo e uma conexão de internet ativa para acessar o seu sistema, independente de onde estiver. Com isso, você terá todas as informações da sua empresa disponíveis a qualquer momento. Esta é a grande vantagem que o ERP online e baseado em nuvem traz para sua empresa.

 

Segurança de dados

Recentemente, aconteceram vários relatos de empresas que sofreram ataques referentes à segurança de dados, e os custos de implementar soluções que protejam servidores internos de forma efetiva contra os ataques de ransonware está aumentando de forma agressiva.

Se as empresas que passaram por esse problema tivessem um ERP na nuvem, certamente as informações e dados mais importantes não seriam sequestrados.

Isso significa que a plataforma de ERP na nuvem é uma das formas mais seguras de armazenar os seus dados. Quando as suas informações estão no ambiente online, elas permanecerão seguras e protegidas.

 

Redução de custos

O ERP na nuvem é um método mais econômico do que os investimentos tradicionais feitos em estrutura de servidores internos, como manutenção, energia elétrica, espaço, ar condicionado etc.

Os sistemas online garantem que você está pagando pela capacidade do software que realmente usa. Isso torna todo o processo mais econômico e eficiente, além de ajudar a canalizar o investimento em uma direção mais proveitosa.

 

Usabilidade

A usabilidade de um sistema é definida pela forma como os usuários finais podem utilizar, aprender ou gerenciar o mesmo. Por isso, é fundamental fazer algumas perguntas ao tomar a decisão final sobre qual forma de implementação do ERP online será realizada.

Identificar o modelo de interface do usuário é de suma importância para ajudá-los a se adaptar rapidamente à essa mudança, mas com a escolha do ERP na nuvem, as operações mais comuns são sempre simplificadas para serem executadas rapidamente, ainda trabalhando com soluções intuitivas.

 

Escalabilidade

Contar com a vantagem da escalabilidade, ou seja, com a capacidade do seu programa atender ao crescimento na demanda causada pelo aumento do uso ou do volume de dados, é fundamental para qualquer organização.

O principal objetivo é garantir que o seu programa não seja lento ou dê algum bug quando for usado por mais usuários do que o previsto inicialmente.

Nos modelos tradicionais de uso de servidores, é praticamente impossível ser escalável, justamente pelo fato do volume de investimento ser mais elevado, prevendo como será a operação da empresa dentro de vários anos. Adotando o ERP online na operação, essa passa a ser uma vantagem imediata.

 

O que fazer para implementar um ERP na nuvem na minha empresa?

 

Mesmo conhecendo os diferenciais que o ERP na nuvem pode proporcionar, você ainda pode ter dúvidas sobre os primeiros passos que precisa dar para aplicá-lo, de fato, dentro da sua organização. Mas aqui estão algumas dicas para implementar o ERP baseado em nuvem sem preocupação.

 

Tenha as informações claras para todos

Mudar para um ERP online será o primeiro passo de uma transformação digital. Certifique-se de ter uma ideia clara sobre as metas e necessidades da sua empresa antes de implementar o sistema. Isso ajudará a otimizar os resultados e passar a informação correta para todos.

Fique atento à todas as mudanças

Para os usuários do ERP, a mudança será praticamente imperceptível, nada muda a não ser a forma de acesso, que passa a ser via browser.

O ERP na nuvem tornará as áreas de TI e Suporte mais estratégicas ao reduzir o número de chamados e manutenções relacionados à infraestrutura, podendo focar em desenvolver soluções mais assertivas para a empresa.

Depois de implementado, mantenha as principais métricas de desempenho funcionando.

Agora que você já conhece as vantagens e benefícios do ERP na nuvem, comece a investir o seu tempo no aumento a produtividade da sua equipe com um ERP Nasajon, que também está no conceito cloud computing e pronto para atender todas as necessidades do seu negócio.


Compartilhe