Ainda que alguns empreendedores insistam em dar um jeitinho, é quase impossível ter uma empresa sem contador. Esse cuidado com a parte fiscal e contábil é muito importante, e não apenas para a saúde financeira da empresa, mas também para que ela esteja dentro da lei.
O contador é o profissional que conhece o lado econômico da empresa e que também atua como um gerenciador das obrigações fiscais. É preciso confiar neste profissional, que tem na transparência um dos valores de trabalho. A ausência de um contador, mesmo que terceirizado, é desastroso para a organização, que muitas vezes se enrola com a complexa tributação brasileira.
O papel do contador vai além do profissional que ajuda a entender a tributação, sendo ele o responsável por funções como a inteligência financeira, cumprimento de leis, riscos trabalhistas e também quem subsidia determinada tomada de decisão, afinal, a maioria das decisões de gestão provém da análise da contabilidade.
Por isso, pense bastante antes de tentar dar o famoso “jeitinho brasileiro” na administração de suas contas e obrigações fiscais. Uma boa saída para evitar maiores custos, pode ser a terceirização do seu setor contábil, o que facilita a vida de pequenas e médias empresas.