Você sabe o que é a Taxa Selic? Todos os dias, ouvimos nos diversos veículos de comunicação, que a Taxa Selic subiu ou que ela caiu. A Taxa Selic ou taxa básica de juros é a média de juros que o governo paga pelos empréstimos tomados dos bancos.
Porém, pouca gente sabe como essa taxa afeta a vida dos brasileiros. Pode não parecer, mas a Taxa Selic está diretamente relacionada ao poder de compra dos cidadãos. Quando a Taxa Selic aumenta, os bancos preferem emprestar dinheiro ao governo, porque paga bem. Quando ela desce, os bancos são “forçados” a emprestar dinheiro ao consumidor para conseguir um lucro maior. Ou seja, quanto maior for a Taxa Selic, mais caro será o empréstimo feito pelo banco.
A Taxa Selic também é usada pelo governo para controlar a inflação no país. Com uma taxa alta, há menos dinheiro circulando e menos procura por produtos e serviços. Com uma demanda baixa, os preços caem. Além disso, o governo usa a taxa básica de juros para controlar a entrada de dinheiro no país. Quem investe em títulos brasileiros, ganha com os juros altos. Ou seja, quanto mais altos são os juros, mais dinheiro de fora entra no país e quanto mais a moeda estrangeira entra, menor é a cotação dela.
Trata-se de uma delicada balança, que pendendo para um lado ou outro, afeta diretamente a vida dos consumidores. É a Selic que dá a medida das outras taxas de juros usadas no país: do cheque especial, do crediário, dos cartões de crédito, da poupança. É a partir dela que os bancos calculam quanto cobrarão de juros para conceder um empréstimo. Por outro lado, a Selic influencia também os juros que os bancos pagam quando emprestam dinheiro de alguém. Ou seja, quanto maior a Taxa, maior o rendimento das aplicações de renda fixa, como a poupança.
E aí, entendeu? Deixe sua dúvida que nós respondemos!