A tarde do segundo dia da 22º Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo foi um verdadeiro sucesso. Os participantes se divertiram muito com o jogo da memória, no estande da Nasajon e aproveitaram as muitas palestras para obter mais informações sobre diversas mudanças que o mercado contábil vem passando, principalmente por conta da convergência internacional (IFRS).
Na palestra IFRS e CPCs para pequenas e médias empresas, o diretor do Sescon-SP, Benedicto David Filho, tratou, entre outros assuntos, da importância das notas explicativas para as PMEs. Além disso, explicou a diferença entre o que é ‘valor justo’ e ‘valor de mercado’ das empresas. Segundo ele, a convergência para os padrões internacionais é algo irreversível, inclusive, os EUA logo farão parte, só não se sabe ainda quando.
Logo em seguida, João Miguel Silva, do Sindcont, ministrou a palestra ‘A Contabilidade e a proteção contra contingências fiscais’. Em sua apresentação, João defendeu a ideia de que proteger as organizações de contingências desnecessárias é papel do contabilista e que é muito importante evitar declarações retificadoras, sendo preciso que o contabilista seja mais veloz e mais refinado no cumprimento das obrigações acessórias.
Fechando o ciclo de palestras do segundo dia, destacamos a apresentação do presidente do Sescon-SP, José Maria Chapina, que tratou da ‘Visão da profissão contábil’. Chapina defendeu a ideia de os contabilistas fazerem parte dos processos decisórios das empresas. Além disso, o presidente do Sescon-SP “bateu muito na tecla” de que as empresas precisam realizar seus controles internos com mais precisão e refinamento e que a utilização de sistemas de gestão empresarial é cada vez mais necessária, por conta das diversas exigências fiscais. “Profissionais de contabilidade que se estruturarem em tecnologia e conhecimento são aqueles que vão, cada vez mais, se destacar no mercado”, disse.
A manhã de hoje também começou a todo vapor. Assuntos como SPED, relatórios de auditoria, convergência internacional para o setor público, contabilidade no 3º setor entre outros foram tratados por diversas autoridades da classe contábil.
Fique ligado. A qualquer momento postaremos as “ÚLTIMAS DA 22º CONVECON” em nosso perfil Twitter.