No segundo dia do 23º EESCON, os participantes chegaram cedo para assistir ao Painel “A importância dos processos na gestão das empresas contábeis”, apresentado por Alexandre Possmoser, sócio da AWP Assessoria Contábil, e Ivair de Paula, empresário da Almeida, Porto e Associados.
Alexandre reforçou que “não existe trabalho sem gerenciamento”. As atividades empresariais devem ser baseadas na gestão de todos os departamentos. Ele comentou sobre a importância de prestar serviços com qualidade para ser competitivo no mercado e que é fundamental registrar todos os processos da organização.
Ivair falou sobre a valorização contábil e sua importância: “A contabilidade é o volante em uma empresa”.
Após o primeiro painel, os participantes desceram para a Feira de Negócios, onde desfrutaram do coffee break e visitaram os estandes. Na área reservada para a Nasajon, houve distribuição de brindes e muita troca de informação sobre mercado contábil. Os empresários do setor puderam conhecer de perto as novidades e condições especiais que a empresa está oferecendo aos escritórios de contabilidade.
Os painéis do EESCON têm sido interativos e o “Desmistificando as Normas Contábeis para PME” não foi diferente. José Hernandez, professor e empresário da área contábil, começou a apresentação com o tema “Redução do valor recuperável”. Ele abordou a demonstração dos fluxos de caixa, estoques e depreciação, onde destacou que quem deve definir a vida útil do bem é o administrador e não o contador . Hernandez terminou falando sobre o reconhecimento de receita de venda e as provisões e os passivos contingentes. Segundo Hernandez, “tudo que é provisão é estimado, mas nem tudo que é estimado é provisão”.
Na volta do almoço, os congressistas assistiram ao terceiro painel do dia: “O processo de acompanhamento fiscal sobre o contribuinte”, comandado por Edmundo Spolzino, chefe do DIMAC da Receita Federal do Brasil, e Edson Takashi Kondo, coordenador adjunto do CAT. O painel foi marcado por um intenso debate sobre multas e as mudanças da legislação.
O último painel do dia, “A realidade Digital e os Desafios nas empresas contábeis”, foi apresentado por Carlos Kazuo, sócio da Fiscosoft. Ele começou com um panorama geral sobre o cenário fiscal atual e falou também sobre as primeiras implantações dos ERP’s. Carlos analisou o ecossistema fiscal e as empresas contábeis, apresentando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ressaltou ainda que o fluxo de processos agiliza o dia a dia da contabilidade e terminou falando que existem diversas soluções no mercado para o profissional se manter atualizado.
O evento foi finalizado com o Momento Salton, onde os participantes puderam degustar queijos e vinhos enquanto visitavam a Feira de Negócios.