O ano começou e ainda há muitas dúvidas sobre legislação? Sim, porque o Brasil já sente os impactos de uma verdadeira revolução digital nas transações comerciais entre empresas, desde a criação do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. Sua implantação em qualquer empresa constitui um desafio, tendo em vista a complexidade de nosso sistema tributário aliado à necessidade da revisão dos procedimentos internos da empresa, especialmente quanto ao cadastro de produtos/mercadorias.
Junto com o SPED outras obrigações surgiram como o EFD-Contribuições, um arquivo digital instituído no SPED, utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.
Outras questões que ainda geram dúvidas para quem trabalha na área de legislação é a relação Lucro Real X Lucro Presumido. Na tributação de empresas pelo Lucro Presumido não importa (tecnicamente) as despesas ou os custos que tenha, haja vista que o lucro é determinado por presunção e o Imposto de Renda e a CSLL incidem diretamente sobre as Receitas. Já no Lucro Real o lucro apurado é o real, ou seja, a soma das receitas menos os custos e as despesas irá determinar o lucro.
Certamente envolve mais questões do que as que descrevemos aqui. Por isso mesmo, a Nasajon Educacional preparou cursos que atendem a estes dois temas:
Lucro Real X Lucro Presumido e suas consequências no Fluxo de Caixa, que acontecerá no dia 24 de janeiro, das 9h às 18h. Clique aqui para saber mais detalhes e realizar a inscrição.
EFD Contribuições – Lucro Presumido, que será realizado no dia 30 de janeiro, das 9h às 18h também. Veja mais sobre valores e programa do curso.
Aproveite esta oportunidade de começar sem dúvidas sobre legislação!