1. Tenha uma empresa com um grande propósito. O que motiva os colaboradores é o propósito do negócio e não a busca do lucro. Quando os funcionários se entusiasmam com a missão da empresa, eles se comprometem mais.
2. Dê preferência a funcionários com bom desempenho e bons princípios. Se o sujeito tem ótimo desempenho e bons princípios, promova-o. Se tem péssimo desempenho e princípios ruins, demita-o. Péssimo desempenho, mas princípios bons: treine-o. Mas, se tiver excelente desempenho e princípios ruins, livre-se dele imediatamente.
3. Contrate profissionais melhores do que você. Não existe dica mais simples do que essa. O problema é colocar em prática, já que, geralmente, o empreendedor sempre acredita que ele pode fazer melhor que os outros.
4. Deixe as pessoas do lado de fora da sua empresa. Um dos maiores desafios do empreendedor é fazer com que o lado profissional do colaborador prevaleça em seu trabalho.
5. Trabalhe para os seus colaboradores. Não existem empresas. Existem pessoas. Para que os empregados atendam bem aos clientes, é necessário que eles sejam bem atendidos.