Blog

Como lucrar com a sua empresa contábil na pandemia [Vídeo com dicas!]

Compartilhe

Mais de meio milhão de empresas brasileiras fecharam as portas por causa da pandemia – temporariamente ou em definitivo.  De acordo com o IBGE, grande parte delas são prestadoras de serviço. Com isso, veio o aumento gigantesco do desemprego, que impulsionou o chamado “empreendedorismo por necessidade”. O e-commerce cresceu 48% em comparação à 2019.

Segundo o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme,  o lucro do empresário contábil pode vir dos novo (e inexperiente) empreendedor. “Ele tem mais impulso e menos planejamento. A assessoria contábil é fundamental para auxiliar a abertura e, principalmente, a gestão e o crescimento”.

No vídeo, Samir Nehme conta quais estratégicas podem ajudar os Contadores a lucrarem diante no “novo normal”.

O que apresentar de diferencial para fazer a retenção de clientes?

De acordo com Samir, manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Em um cenário de crise econômica, as empresas tendem a buscar novos fornecedores, de modo a reduzir seus custos. Nesse momento, é fundamental mostrar ao cliente o valor do seu serviço. “Se o cliente percebe que seu trabalho é indispensável para a reestruturação do negócio dele, ele não vai trocar a prestação do seu serviço por causa do preço”.

Veja o que você pode ter de diferencial:

-Estude o negócio dos seus clientes;

-Busque qualificação constante;

-Automatize funções manuais que demandam muito tempo dos funcionários da sua empresa contábil;

-Saiba delegar atribuições para obter produtividade dos seus colaboradores.

A importância do Marketing na contabilidade

A Contabilidade tem a pessoalidade como um atributo. Por isso, Samir Nehme defende o Marketing pessoal como uma estratégia fundamental para o Contador que quer lucrar. Veja as dicas:

-Produza conteúdo nas redes sociais: “Além de atrair novos clientes, com a sua autoridade você vai munir os seus clientes de informações relevantes”.

-Mantenha seus clientes informados: “Mande informações no Whatsapp, mostre que está acompanhando as novidades que poderão impactar no negócio dele”, indica Samir.

-Faça reuniões periódicas e virtuais para falar sobre o negócio do seu cliente;

-Seja proativo: “Não reaja à iniciativa do seu cliente, aja na antecipação dos problemas. Entregue antes que você seja demandado”

-Repense o preço: Pense na oferta de novos serviços para antigos e novos clientes, e na melhoria dos serviços que já são ofertados.

Por Beatriz Doblas.


Compartilhe